MESTRADO DA UNIR REALIZA CONGRESSO INTERNACIONAL DE DIREITOS HUMANOS

0
713

O ‘I Congresso Internacional de Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça’ será realizado em Porto Velho entre os dias 17 a 20 de outubro no Teatro Guaporé e no auditório do Ministério Público do Trabalho (MPT).

O evento é organizado pelo mestrado em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça (DHJUS), programa de pós-graduação da Universidade Federal de Rondônia em parceria com a Escola de Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron).

De acordo com Unir, o objetivo é promover discussões interdisciplinares sobre diversos assuntos que envolvem os direitos humanos e questões de justiça, como direito dos povos indígenas e grupos sociais, territorialidade, marginalização e gênero. Os temas citados serão abordados por meio de mesas de debate, palestras e minicursos, além da apresentação das pesquisas dos mestrandos do DHJUS.

O evento objetiva proporcionar aos mestrandos, pesquisadores e público em geral interessados na temática dos Direitos Humanos e Justiça uma discussão qualificada e interdisciplinar sobre as diversas problemáticas dos direitos humanos e questões de justiça, bem como as formas de acesso, entendimento e exercício desses direitos junto aos mais diversos povos, etnias, grupos sociais e culturais do Brasil, a partir das óticas do Direito, Filosofia, Antropologia, Sociologia, Socioambientalismo, História e Multiculturalidade e partindo da análise das políticas de Direitos Humanos e acesso à justiça implementadas no país.
Desta forma, espera-se abordar um conjunto de questões sobre territorialidade, identidade, interculturalidade, pobreza, marginalização, gênero e Estado e Direitos dos povos e grupos sociais, com vistas a sensibilizar e educar, nos campos epistemológico e político, os sujeitos que estão desenvolvendo estudos acadêmicos na Universidade Federal de Rondônia e que tem atuação no âmbito do poder judiciário. Particularmente, no que se refere aos discentes do DHJUS, trata-se de um momento importante para ampliar o entendimento/leitura/pesquisa sobre as questões da multiculturalidade, direitos humanos, territorialidades e Socioambientalismo da região e de todo o país.
Além disso, trata-se de acessar o ferramental analítico disponibilizado pelas diversas áreas acadêmicas que integram o programa interdisciplinar a fim de se compreender fenômenos nos quais a Multiculturalidade e os Direitos Humanos operam como componentes essenciais. Assim, desde o entrecruzamento disciplinar das Ciências Sociais com as discussões atualmente em andamento no DHJUS, espera-se ampliar o arcabouço teórico disponível para a análise dos temas desenvolvidos no âmbito deste Mestrado bem como os debates, reflexões e produção intelectual dos envolvidos no evento.

A entrada é gratuita e inscrição pode ser realizada no site dos organizadores.

Confira abaixo a PROGRAMAÇÃO do congresso:


Dia 16/10 – Teatro Guaporé

14h – Abertura: Apresentação do Projeto Movimento Literário e Performance Palavras Mágicas, com o artista local Bototo
14h20 – Apresentação de Artigos do Mestrandos DHJUS
19h – Abertura Oficial
Palestra: Os novos desafios aos Direitos Humanos (Dra. Carla de Marcelino Gomes)

Dia 17/10 
19h – Mesa Redonda: Direitos Humanos das Mulheres e Justiça (Dras. Cecília Caballero Lois, Rosa Acevedo Marin e Patrícia Vasconcellos), Teatro Guaporé

Dia 18/10
19h – Mesa Redonda: Democracia, Direitos Humanos e Gênero (Drs. Fátima Weiss de Jesus, Giuseppe Tosi e Márcio Secco), Teatro Guaporé

Dia 19/10 Teatro Guaporé
14h – Apresentação de artigos dos Mestrandos DHJUS
19h – Mesa Redonda: Administração de Conflitos, Direitos Humanos e Novas Famílias (Dra. Jacqueline Sinhoreto, Me. Bleine Queiroz Caúla e Dr. Rodolfo Jacarandá)

Dia 20/10 – Teatro Guaporé
14h – Apresentação de artigos dos Mestrandos DHJUS
19h – Mesa Redonda: Quais sujeitos, Quais Direitos, Quais Territórios? (Drs. Ilka Boaventura Leite, Teresa Almeida Cruz e Marco Teixeira)

Fonte: G1