Maurão de Carvalho destaca papel do vereador no fortalecimento dos municípios

Presidente da Assembleia Legislativa fez a abertura do 2º Encontro de Legisladores Municipais

O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (MDB), fez a abertura, na noite desta quarta-feira (21), do 2º Encontro de Legisladores Municipais, na Câmara Municipal de Cacoal. O evento é realizado através da Escola do Legislativo, em parceria com a União de Câmaras de Vereadores e Rondônia (Ucaver), e visa debater a modernização, o aperfeiçoamento e a transparência das atividades legislativas.
Para Maurão, é importante que haja essa troca de experiências e de conhecimentos, para que os Legislativos Municipais se fortaleçam e ajudem as prefeituras. “A maioria dos municípios enfrenta dificuldades financeiras e uma Câmara parceira, com competência e eficiência, vai poder colaborar e muito com o crescimento da cidade”, acrescentou.

Os deputados estaduais Léo Moraes (PTB) e Só Na Bença (MDB), a prefeita de Cacoal, Glaucione Rodrigues (MDB), o presidente da Câmara de Cacoal, Paulinho do Cinema (PP), o presidente da Associação Rondoniense de Municípios (Arom), Jurandir Oliveira, o conselheiro substituto do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Francisco Junior, entre outras autoridades, prestigiaram o evento, que vai seguir até a manhã da próxima sexta-feira (23).

Léo Moraes ressaltou que os municípios precisam ser fortalecidos, inclusive financeiramente, e para isso os vereadores têm papel decisivo. “Os vereadores vão às linhas, às escolas, postos de saúde e aos demais locais do município. Vereadores são protagonistas e precisam agir como tal, para que as cidades cresçam cada vez mais”.

O diretor da Escola do Legislativo, Isaque Machado, disse que a Assembleia oferece ferramentas para as Câmaras e agora mais esse espaço de debates. “Estamos dando a nossa contribuição para a formação de opinião, com discussões pertinentes para o fortalecimento do Legislativo Municipal”, destacou.
Ismael Crispim, presidente da Ucaver, disse que a entidade iria realizar um evento em abril, mas numa conversa com o deputado Maurão, decidiu juntar com o que a Escola estava planejando. “Estamos atuando para somar, não a dividir. Em relação ao evento, temos palestras importantes para orientar os nossos vereadores sobre o seu papel, tão essencial e importante para a democracia”, destacou.

Ele lembrou da morte recente da vereadora do Rio de Janeiro, Marielle Franco. “Ela foi eleita de forma democrática e por sua atuação, ao que tudo aponta, acabou sendo executada. Isso é uma afronta a todos nós, enquanto vereadores e cidadãos”, completou.

Termo de cooperação
Ao final, Maurão de Carvalho assinou o termo de cooperação técnica com a Associação Rondoniense dos Municípios (Arom) e a Ucaver que garante o intercâmbio e a cooperação técnico-científico e cultural, aperfeiçoamento e qualificação, visando o desenvolvimento institucional técnico e de recursos humanos.

ALE/RO – DECOM – Eranildo Costa Luna
Foto: Gilmar de Jesus e José Hilde 

Facebook Comments