Marinha Raupp reforça compromisso para aumentar capacidade de tratamento de câncer em Rondônia

0
258


Atendendo uma solicitação da deputada federal Marinha Raupp, o ministro da Saúde, Gilberto Occhi, confirmou durante visita às instalações do Hospital de Amor Amazônia, que a unidade será contemplada com aparelho de radioterapia para tratamento do câncer. Marinha e o senador Valdir Raupp acompanharam o ministro da Saúde durante visita as instalações do Hospital, que deve funcionar em sua total plenitude até o final do ano.

Marinha Raupp reforçou ao ministro a necessidade da aquisição de um Acelerador Linear de Radioterapia (equipamento que emite a radiação a ser produzida para tratamento de câncer) para o Hospital.

Graças a deputada, o Hospital do Amor em Porto Velho foi incluído no Plano de Expansão da Radioterapia, do Ministério da Saúde. A unidade já possui uma casamata vazia – espaço destinado para a instalação do aparelho.

“O hospital tem um pleito de um acelerador linear. O MS está avaliando essa necessidade. Acreditamos que nos próximos dias definiremos os locais onde essas aquisições que nós fizemos de (aceleradores) serão alocadas, destaca o ministro da Saúde, Gilberto Occhi. O novo aparelho atenderá deve atender cerca de mil pacientes por ano.

Reunião técnica – Após visita às alas que ainda serão inauguradas, Marinha Raupp participou de uma reunião com o secretário Estadual de Saúde, Eduardo Maioquim, o presidente da Fundação Pio XII, que administra o hospital, Henrique Prata, o diretor executivo, Jean Negreiros e um representante do Ministério da Saúde para estabelecer os protocolos para a plena transição dos atendimentos oncológicos feitos em outras unidades do Estado para o Hospital de Amor.

Henrique Prata mais uma vez agradeceu a posição da deputada Marinha, na busca da melhoria da qualidade da saúde de Rondônia, com destaque para a ampliação dos serviços de tratamento de câncer, com o credenciamento da unidade para Alta Complexidade.

Para a deputada Marinha Raupp, a vinda do novo ministro foi positiva já que se dispôs a apoiar a reivindicação proposta para equipar o Hospital do Câncer. A deputada reforçou o compromisso em seguir apoiando a unidade que será referência no atendimento ao câncer em todo Brasil.

Ela destacou que juntamente com o senador Raupp tem trabalhado em Brasília para que o hospital receba os investimentos necessários para que os portadores da doença no estado tenham um tratamento de qualidade e sem demora.

“O hospital vai proporcionar desde a internação a consulta, partindo para os exames, assim como a radioterapia e quimioterapia. Isso no mesmo complexo”, destaca, o diretor executivo, Jean Negreiros.

Na ocasião, Gilberto Occhi anunciou a liberação de novos recursos ao estado para aquisição de caminhonetes epidemiológicas e junto com o ministro das Cidades, Alexandre Baldy, ainda participou na capital de cerimônia de entrega de unidades habitacionais.

Facebook Comments