Marília Mendonça ou Anitta: quem é a mais popular do Brasil?

A polêmica é antiga, gera treta entre fãs e influencia o mercado fonográfico: quem é a cantora mais popular do Brasil? Discordando da máxima de que gosto não se discute, o (M)Dados, núcleo de jornalismo de dados do Metrópoles, levantou dados do Spotify e do Youtube para responder, pelo menos por hora, essa pergunta.

E a vencedora é Marília Mendonça. Pelo menos no que diz respeito à quantidade de vezes em que as músicas da artista foram tocadas. O número é insano: a sertaneja foi escutada 6 bilhões de vezes desde o início de 2017. Do total, 1,3 bilhão foram no Spotify e 4,7 bilhões na plataforma de vídeos.

Anitta, por outro lado, teve suas músicas tocadas 2,6 bilhões de vezes, sendo 569 milhões no Spotify e 2,07 bilhões no Youtube. O resultado deixa a funkeira em segundo lugar entre as cantoras e em quinto se considerarmos os homens no páreo. Entre ela e Marília Mendonça estão cinco cantores sertanejos: Zé Neto e Cristiano (5 bilhões), Gusttavo Lima (3,6 bilhões) e Jorge e Mateus (2,7 bilhões).

Reinado de Marília Mendonça

Desde 2017, Marília disputou com afinco o primeiro lugar no pódio. O único ano em que seu domínio esteve ameaçado foi em 2018, quando Zé Neto e Cristiano foram mais escutados que a cantora. Eles tiveram suas músicas tocadas 2,9 bilhões de vezes contra 2,1 bilhões de Marília Mendonça. Em 2019, a situação já se reverteu, com a cantora liderando com 3,6 bilhões de músicas tocadas contra 2,1 bilhões da dupla.

Para chegar ao resultado, foram compiladas informações dos rankings diários de músicas da plataforma de streaming desde 2017 e dos rankings semanais de artistas desde 2018. O ranking do Spotify lista as 100 músicas mais tocadas no dia enquanto o do Youtube agrega todos os views do artista.

Fonte: Metropoles

Facebook Comments