dituO Diário Tucano, informativo oficial do PSDB Nacional, destacou na sua edição desta quinta – feira, 26, parlamentares do partido na Câmara dos Deputados que estão lutando para resolver os problemas enfrentados por estudantes brasileiros beneficiados pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Entre os congressistas citados na reportagem pela dedicação em reverter a situação de milhares de jovens penalizados com as mudanças ocorridas no programa do governo federal, está a representante de Rondônia Mariana Carvalho. Ela teve participação marcante na comissão geral realizada na quarta – feira, 25, com a presença do ministro interino da Educação, Luiz Cláudio Costa.

Na condição de membro titular da Comissão de Educação da Casa, a parlamentar questionou o representante do MEC sobre as medidas que estão sendo tomadas para resolver o drama vivido pelos estudantes surpreendidos pelas novas regras do Fies.

O Fundo de Financiamento Estudantil passou a exigir dos alunos  um mínimo de 450 pontos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e estabeleceu limite de 6,4% para o reajuste de mensalidades dos cursos.

Ao se pronunciar na tribuna, a deputada  fez questionamentos ao ministro interino com perguntas que a população, e principalmente os estudantes atendidos, esperam uma resposta confiante por parte do governo federal.

“Eu gostaria de perguntar que confiança que agente pode ter? Como será a partir do dia primeiro de maio a continuidade do Fies?”, questionou a tucana, que disse estar preocupada com o futuro dos 1,9 milhões de pessoas  que sonham em ingressar numa faculdade.

Mariana Carvalho quis saber também do ministro interino se o MEC consulta a sociedade para definir os cursos do Fies. Em sua opinião, seria importante disponibilizar mais vagas para cursos na área médica, tendo em vista o déficit no atendimento da saúde no Brasil.

Formada em direito e medicina, a parlamentar de 28 anos destacou que suas conquistas são frutos dos seus estudos. Por isso, faz questão de reivindicar para que os jovens brasileiros tenham a mesma garantia de ingressar no ensino superior.

“Eu tive a oportunidade de ter duas faculdades. Aonde eu cheguei e o que conquistei são conquistas graças aos meus estudos”, destacou a tucana para depois concluir.  “Vou lutar para o povo brasileiro ingressar na faculdade, adquirindo o conhecimento para que assim possamos construir o Brasil que a gente acredita e espera”.

 

Facebook Comments