Marcos Rogério e comitiva de deputados encerram viagem ao Japão após encontros com autoridades e brasileiros

0
457
Marcos Rogério não vê nada que desabone o investigado por receber propina

TOKIO-JAPÃO- (OGLOBO)-BRASÍLIA – O senador Marcos Rogério (DEM-RO)  integra uma comitiva que está no Japão fazendo contato com autoridades, empresários e comunidade brasileira. Com ele, integra a comitiva os deputados federais novatos Kim Kataguiri (DEM-SP), Luísa Canziani (PTB-PR),Marcel Van Hatten (Novo-RS) e Filipe Barros (PSL-PR). A viagem é oficial e patrocinada pelo governo japonês.

A viagem, de uma semana de duração, tem programação intensa. Inclui visita ao Congresso japonês, palestra sobre diplomacia japonesa, contato com o Ministério dos Negócios Estrangeiros (MOFA) japonês e reunião com o vice-primeiro-ministro e ministro da Economia, Taro Aso. Na reunião com Taro Aso, segundo o DEM, foi proposto um acordo para liberação comercial da importação de carne brasileira. O senador Marcos Rogério propôs também um acordo comercial entre Mercosul e Japão.

Marcos Rogério ladeado pelos deputados federais Kim Kataguiri (DEM-SP) e Luísa Canziani (PTB-PR) em momento de descontração

Mas sobrou tempo ainda para a diversão. Estão na agenda visitas a uma fábrica de queijo administrada por brasileiros, passeios na Mitsubishi, Nintendo, Panasonic e Toyota. Na programação gastronômica, há um jantar com lamen, excursão a um mercado pela manhã e uma noite em um izakaya, bar japonês em que se come e bebe sentado no balcão.

Kim Kataguiri está documentando a viagem em seu canal do YouTube. O primeiro vídeo “Missão oficial no Japão: deputados, banheiro e restaurante” tem quase 100 mil visualizações; o segundo, “Japão: café da manhã, pronomes de tratamento e prédios gigantes”, 60 mil.

Marcos Rogério e o cônsul adjunto do Brasil em Kioto, João Maurício

No primeiro vídeo, Kim mostra as famosas privadas japonesas com sensores de movimento e brinca com Marcos Rogério, colega de partido. Quando o senador diz que está buscando “o que há de melhor para trazer para o nosso Brasil querido”, Kim responde: “animes e mangás” (desenhos animados e histórias em quadrinhos).

Nos comentários, Kim é elogiado. “Impressionante como esses novos políticos estão fazendo a política ficar mais interessante”, diz um seguidor. Alguns adeptos do liberalismo mais extremado, porém, dizem que foi utilizado dinheiro público japonês, e “imposto é roubo” também no Japão. Kim é lider da recém-lançada Frente Parlamentar pelo Livre Mercado.

Marcel Van Hatten, líder do partido NOVO na Câmara, afirma que a missão está sendo “extremamente proveitosa” para compreensão do sistema político japonês e para tratar de questões comerciais entre os dois países.

— Percebemos aqui que a sociedade está desenhada de maneira a permitir ao cidadão que empreenda e se desenvolva com liberdade, exatamente o que desejamos também para o Brasil. Estamos realizando encontros para expor o potencial brasileiro e reforçar algumas relações comerciais, e há uma outra questão diplomática importante: facilitar a obtenção de vistos para brasileiros que desejam trabalhar e morar no Japão — diz Van Hatten.

Kim Kataguiri conta, também, que conversou com o setor de infraestrutura do governo japonês sobre o rompimento da barragem em Brumadinho.

— Dispuseram-se a estruturar conosco um programa de prevenção de desastres, com base na expertise que as empresas japonesas têm.

A comitiva encerra hoje a viagem ao Japão e retorna neste domingo, 17, ao Brasil.

Fonte: O Globo