Mais de cem animais ganharam um novo lar durante a I Feira da Adoção em Porto Velho

0
1

A primeira edição da Feira de Adoção de Cães e Gatos destinou 130 animais para novos lares em Porto Velho. A ação ocorreu no último sábado (11), no Parque Jardim das Mangueiras, e facilitou a adoção responsável de pets.

A feira é coordenada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema) e Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur), com o apoio da primeira-dama Ieda Chaves e da presidente da Comissão de Meio Ambiente, Márcia Socorrista.

Segundo o titular da Sema, Alexandro Pincer, o evento atingiu as expectativas com a participação expressiva da população. “A ação atendeu ao que foi proposto com a aplicação da política pública voltada ao bem-estar animal. Destaco aqui o empenho dos nossos parceiros, como a primeira-dama Ieda Chaves, embaixadora das questões relacionadas ao bem-estar animal, a Semdestur, a Comissão de Meio Ambiente, através da vereadora Márcia Socorrista e a participação do vereador Aleks Palitot”, destacou o secretário.

Ao todo, 204 animais de pequeno, médio e grande, que fazem parte de abrigos catalogados pela Sema, estiveram disponíveis no local para adoção. Todos estavam em plena condição de saúde, vacinados e ainda receberam um quilo de ração para auxiliar na alimentação inicial.

Diante do retorno positivo da ação, a meta é que pelo menos cinco edições sejam realizadas no próximo ano pelo município.

ADOÇÃO CONTÍNUA

A Sema informa que o processo de adoção é contínuo. Por isso, quem perdeu a primeira edição da feira terá mais oportunidades de adotar um pet com responsabilidade e compromisso.

O processo é simples, bastando o cidadão comparecer no prédio da Sema, localizada na rua Brasília, 2941, São Cristóvão, das 8h às 14h, e apresentar o comprovante de residência e documentos pessoais, no Departamento de Proteção Ambiental da Gerência do Bem-Estar Animal, para a formalização do termo de adoção.

A gerência é responsável pelo intermédio entre a gestão municipal e os abrigos de animais. Para mais informações, o morador pode entrar em contato pelo telefone: (69) 9 8473-3320.

CASTRAÇÃO

A partir desta semana, além dos abrigos de animais, os munícipes cadastrados no CadÚnico poderão levar seus cães e gatos para a realização do procedimento de castração. Para isso, é necessário que o tutor do pet procure a Sema apresentando os documentos pessoais e o cartão do CADÚnico para inseri-lo na lista de espera e encaminhá-lo ao hospital veterinário contratado para a castração e microchipagem.

O procedimento só será confirmado após análise da clínica veterinária, onde exames avaliarão se o animal está apto ao procedimento.

“É uma dinâmica que nunca houve em Porto Velho e essa gestão está buscando implementar estratégias de uma maneira que possamos, em até três anos, colher os resultados desse trabalho”, concluiu o titular da Sema.

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)