Uma das medidas tomadas pelo Governo de Rondônia para conter o avanço da Covid-19 em toda a população foi a realização de testes rápidos no formato drive-thru. De junho de 2020 até março de 2021, foram aplicados 6.720 exames durante as oito edições do evento, a fim de diagnosticar possíveis contaminações do vírus em pessoas.

A ação, viabilizada pelo projeto de intensificação “Mapeia Rondônia”, da Secretária de Estado da Saúde (Sesau), teve intuito de concretizar a testagem simultânea nos 52 municípios do Estado, focando na população com síndrome gripal e com outros sintomas do coronavírus por sete dias. O programa também contemplou unidades municipais de saúde com o fornecimento de suprimentos específicos para realização dos testes.

A testagem vem sendo feita através do método “Antígeno”, adotado pelo Estado, cujo efeito tem possibilidade de garantir um resultado com maior agilidade. Em todos os eventos é reservada uma sala para pessoas positivadas pelo vírus, para submeterem de forma facultativa ao exame de eletrocardiograma (ECG). Ao todo, durante as edições do drive-thru, foram obtidos os seguintes diagnósticos:

Testagem em drive-thru, de junho de 2020 a março de 2021, em RO
CidadeQuantidadeCasos positivados
Porto Velho3.355593
Distrito de Extrema (PVH)20011
Distrito de Vista Alegre do Abunã (PVH)50035
Cacoal59823
Ji-Paraná1.330111
Rolim de Moura35028
Guajará-Mirim38721
Total de testes: 6.720

Além da designação do ECG, para os casos de confirmação da infecção, foram distribuídos kits com os medicamentos Hidroxicloroquina e Azitromicina, indicados pelo Ministério da Saúde (MS) para o tratamento de pacientes acometidos pela Covid-19.

No último drive-thru de testagem rápida, ocorrido em março deste ano, simultaneamente em Porto Velho e Guajará-Mirim, o secretário estadual da Saúde, Fernando Máximo, destacou a eficiência da ação, bem como a disponibilização do Poder Executivo em contribuir no tratamento de cidadãos que eram positivados. “É uma maneira ágil de tratar as pessoas infectadas, isolando e cuidando delas após o recebimento dos diagnósticos. Também é extremamente importante que os prefeitos dos 52 municípios façam a mesma coisa. Tendo em vista, que foram distribuídos gratuitamente testes para os municípios efetuarem a ação”.

Durante todas as ações de drive-thru, os trabalhos foram coordenados pela Sesau, em parceria com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (Agevisa), Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar (CBM-RO), 17ª Brigada de Infantaria de Selva, Polícia Militar, Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), Superintendência de Gestão de Gastos Públicos Administrativos (Sugesp), Superintendência Estadual de Comunicação (Secom), Casa Civil, Conselho de Secretários Municipais do Estado de Rondônia (Cosems/RO) e prefeituras dos municípios, onde a ação foi realizada.

DESTAQUE

As ações do Mapeia Rondônia garantiram que o Governo se posicionasse em 1º lugar no ranking nacional de testagem para Covid-19, entre os estados brasileiros que se destacam no trabalho com a população, demostrando transparência e eficácia nas ações de enfrentamento durante a pandemia.

De acordo com levantamento da Sesau, foram distribuídos 160 mil testes rápidos entre os municípios rondonienses de junho a setembro de 2020. Desta quantidade, 60 mil foram repassados pelo Governo Federal, através do Ministério da Saúde (MS), e 100 mil adquiridos com recurso estadual pela Sesau. Também foram entregues para as redes municipais de saúde dos 52 municípios, 75 mil testes rápidos.

Já em 2021, o Estado recebeu 62 mil testes rápidos de antígeno, doados pela Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em parceria com o MS, a qual foram distribuídos 30 mil para municípios do interior. Porto Velho, ainda contou com doação de mais 12 mil suprimentos.

PRÓXIMO DRIVE-THRU

Um novo drive-thru para testagem rápida será realizado no município de Cacoal (RO), neste sábado (27), das 9h às 13h, no Espaço Alternativo Beira Rio, às margens da RO-383.

A ação é aberta a qualquer cidadão que esteja com suspeita de contaminação do vírus. São esperados pelo menos 500 pessoas para obter o atendimento, visando conter a proliferação da Covid-19 na região.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments