COSTA MARQUES PRAIA - 1Muito sol, praia, música e comidas típicas durante três dias de festa vão badalar Costa Marques

 

Um dos maiores festivais de pesca e de praia de Rondônia, acontece de 15 a 18 de setembro, em Costa Marques, em Rondônia. Dentre tantas belezas que o Rio Guaporé ostenta no período da seca, destaca-se a paradisíaca Praia da Resex do Curralinho. Onde acontece um dos mais concorridos eventos turísticos do Vale do Guaporé, que já integra o calendário de eventos do estado de Rondônia.
O nome da praia é originário do antigo seringal Curralinho, explorado desde o início do século XX. Curralinho é uma combinação do diminutivo da palavra espanhola “corral” em espanhol – corralito,  com o diminutivo de “curral” em português – curralzinho, formando a proposital corruptela Curralinho. É que em tempos idos, existiu nas proximidades, um pequeno curral onde os bovinos e equinos desciam para a costumeira beberagem. É sobejamente conhecida a miscigenação idiomática brasileira e boliviana nestas paragens guaporeanas.
O Festival de Praia do Curralinho se destaca por questões como:
* proximidade da área urbana, a 2, 5 Km, sentido sudoeste da cidade de Costa Marques, propiciando acesso por via terrestre e marítima, 10 minutos de barco do porto da cidade e 5 minutos de carro;
* formato de ilha fazendo parte dos 1. 750 (ha) da Resex, ligada por uma ponte, fazendo uma espécie de instmo, de aproximadamente 100 metros, que com esmero a ASBARQ e a prefeitura constrói caprichosamente para o período do Festival de Praia;
* recepção calorosa do Festival que acontecem nos meses de setembro, período em que a população local e milhares de visitantes, instalam suas barracas de acampamentos e barracas comerciais oferecendo pratos típicos da região, artesanatos confeccionados pelos seringueiros e passeios turísticos;
* campeonato de pesca esportiva – CAMPESCOM, com premiações para 1¤, 2¤ e 3¤ colocados e, entre as belas garotas, acontece o desfile para a escolha da “Garota Praia”,  recheando, assim, o organograma das atividades do festival.
O período do Festival é animado por conjuntos e bandas musicais de Costa Marques e de outras localidades rondonienses e de fora de Rondônia. Este ano a Associação dos Barraqueiros de Costa Marques – ASBARQ, Secretaria Mundial de Obras e, o apoio aguerrido do professor Cliuson Torres, pensaram nos mínimos detalhes, de forma a fazer deste festival, a exemplo do que acontecem todos os anos, o chamariz do ano seguinte. Quem vem a Costa Marques para o Festival de Praia do Curralinho, sempre volta no próximo ano, atraídos pelas belezas na natureza local, do evento e pela hospitalidade constamarquense!
Este ano a Secretaria de Estado da Educação – SEDUC, em função deste repercutido evento,  marcou a realização da CRE itinerante para os dias 16 e 17 de setembro. Só a Coordenadoria Regional de Educação de Costa Marques hospedará mais de 120 pessoas entre Coordenadores Regionais, técnicos das coordenadorias e técnicos da SEDUC. Contaremos com a presença de sua Excelência o governador Confúcio Moura, Secretária de Educação Fátima Gavioli e deputados estaduais.
 Festival de Praia de Costa Marques nos dias 15 a 18 de setembro!!!
Prof. Carlos Alberto.

 

FESTIVAL DE PRAIA COSTA MARQUES 2

empresarios-de-costa-marques-garantem-realizacao-do-festival-de-praia610x413_6824aicitonp19377up1agplkcj1g3g49eugl1

Facebook Comments