Mãe, Mãe e Mãe

RETICÊNCIAS POLÍTICAS  –  Por Itamar Ferreira *

Como soa doce aos ouvidos a palavra mãe, um ser especial, extraordinário e maravilhoso. Todo o nosso existir está ligado a ela, desde o instante inicial da concepção, nove meses nos carregando em seu ventre; sofrendo uma revolução hormonal, física e emocional em seu corpo, um preço enorme que ela paga com sorriso nos lábios, acarinhando constantemente a barriga cada dia maior e com muita alegria no coração.

Tudo isso foi apenas o início de uma infinita jornada de cuidados, carinhos e amor. Após as dores do parto, viemos para esse mundo repleto de perigos, ameaças e totalmente hostil. A ligação com a mãe só aprofunda, pois para tudo dela dependemos, desde os cuidados mais elementares até o aleitamento no seio que nos deu vida.

Primeiros passos, primeiras palavras, quem estava lá presente, nos apoiando, incentivando e acreditando que aquela criaturinha desajeitada e trôpega iria se transformar em uma grande mulher ou grande homem? Ela, a mãe! As lições de escola, a adolescência, juventude e idade adulta, ela jamais se descuida ou deixa de se preocupar e torcer pelo sucesso e felicidade dos filhos.

O tempo passa para todos e chegará o dia que nós teremos a oportunidade de retribuir, ao menos em parte, tudo que ela dedicou a nós, pois quando ela estiver em idade mais avançada nós é que teremos que cuidar dela, não só por imposição legal, mas porque este é um dever do sentimento de gratidão no coração que deve existir em cada filha e cada filho.

Quem já “perdeu” sua mãe sabe o imenso vazio que ausência dela causa na vida de um/a filha/o. Só a fé e a convicção de que uma criatura tão extraordinária há que estar ao lado do Criador, de onde continua cuidando dos filhos, pode confortar.

Aos que tem o privilégio de ter a presença da mãe em suas vidas, não desperdice nenhuma oportunidade de estar com ela, demonstrar o seu carinho e apreciar o delicioso ‘colinho de mamãe’. Às vezes, tudo o que ela quer e precisa é uma ligação de uma filha ou filho distante.

Feliz Dia das Mães!!!

* Itamar Ferreira é advogado e, principalmente, filho da Dona Luci. 

Facebook Comments