Lockdown: Em 10 dias número de casos em São Miguel do Guaporé sobe 1290%

0
609
Foto do local do epicentro

São Miguel do Guaporé (RO)- No dia 18 de maio, o pequeno município de 25 mil habitantes, São Miguel do Guaporé, em Rondônia, se felicitava por ter apenas um caso. Porém, 10 dias depois, a secretária municipal de Saúde informou que até ontem, a cidade está com 129 infectados comprovados, o equivalente a 1290%. Na página oficial do governo de Rondônia consta apenas 83 casos. São dois os óbitos até o presente momento. Com tudo para se tornar o epicentro da Civid-19 no interior do estado, o prefeito Cornélio Duarte decretou lockdown no município de São Miguel do Guaporé por 14 dias.

O avanço do coronavírus (Covid-19) se deu devido à contaminação de um funcionário do frigorífico JBS, que alertou à empresa e às autoridades que estava com os sintomas da doença, sendo ignorado no primeiro momento. Após testar positivo pagando R$ 280 do próprio bolso, o funcionário avisou que estava contaminado e que todos os funcionários do frigorífico estavam em perigo, obrigando a empresa a mandar fazer testes nos demais colaboradores.

Segundo uma fonte do Mais RO, “um setor de mais de 400 funcionários, metade foi hoje (ontem) fazer exame rápido e conforme foi passando o dia, o posto de Saúde foi ligando pra avisar os casos positivos pra se isolarem imediatamente. Quase todos que foram fazer testaram positivo. Lembrando: hoje quase a metade dos 400 foi fazer exame. Isso me contou meu contato. Me avisou que amanhã (hoje) a cidade vai enlouquecer”, contou.

Leia também

Após 129 infectados, São Miguel do Guaporé é o 1o município a decretar lockdown para conter o coronavírus

O avanço foi muito rápido. Embora o Mais RO tenha recebido as denúncias apenas no dia 25 de maio (veja links abaixo) os contaminados já vinham alastrando a doença a mais de uma semana. Diante dos casos impressionantes, o MP mandou interditar a JBS.   Veja no link a seguir com áudio de funcionários denunciando a situação: https://www.facebook.com/planetafolhaoficial/videos/869745520194415/?sfnsn=wiwspwa&extid=jQ3lG9LtUmPkdifl&d=w&vh=e

 

São Miguel do Guaporé e Porto Velho têm exatamente a mesma quantidade de infectados, pelo coronavírus por 10 mil habitantes: 53.9 e 53,6. Nesta quarta-feira (27) o prefeito decretou LOCKDOWN ou fechamento total da cidade.

 

Fonte: Mais RO