Localizada em MT criança de RO sequestrada pelo pai há 2 anos

A Polícia Civil do Estado de Rondônia, por meio da 1ª Delegacia de São Miguel do Guaporé (RO), em conjunto com a Polícia Civil do Estado do Mato Grosso, localizou e apreendeu quarta-feira (23), uma criança de nome com as iniciais D. W. de S., que estava desaparecido desde o dia (24/03/2018), levado pelo próprio pai, Sr. Aniz Nery Pinheiro, ex-servidor do Tribunal de Justiça de Rondônia, quando contava com apenas 01 (um) ano de idade.

Segundo a mãe, o desaparecimento, se deu quando o pai da criança, o Senhor Aniz Nery Pinheiro, pegou a criança com a mãe para fazer compras no Centro de São Miguel do Guaporé e desapareceu. Como a genitora mora no perímetro urbano, era comum o genitor buscar a criança para passar os finais de semana com ele, bem como saídas durante a semana, uma vez que a questão da guarda ainda estava sendo regularizada pelo Poder Judiciário.

No dia (24/03/2018), em um sábado, o pai teria pegado a criança para fazer compras no Centro da Cidade, mas não devolveu a criança ao final da tarde. A genitora entrou em contato com o pai da criança, tendo este alegado estar em uma festa no sítio e que se não chegasse muito tarde, devolveria a criança no dia seguinte. Já no domingo (25/03/2018), o pai da criança não atendeu mais as ligações da mãe.

Pelo que foi levantado pelas investigações, o fato se deu após o início do procedimento de guarda da criança, onde o pai busca a guarda legal do menor e alegava que este estava sendo mal cuidado pela mãe, fato este não constatado pelo Conselho Tutelar.

O desaparecimento foi registrado na 1ª Delegacia de Polícia de São Miguel do Guaporé, quando então se iniciou investigação no intuito de localizar o menor, inclusive, sendo expedida pelo Poder Judiciário da comarca uma decisão de busca e apreensão do menor (autos 7000811-53.2018.8.22.0022). Ainda no ano de 2018, foi realizada intensa busca do menor na cidade de São Miguel do Guaporé e cidades vizinhas, sem nenhum resultado positivo.

Após trabalho de inteligência, obteve-se informações de que o Senhor Aniz, estaria no Estado do Mato Grosso, mais precisamente no município de Cáceres (MT).

Decorridos 01 ano e 08 meses do desaparecimento do infante, no dia (22/10/2019), o menor foi localizado pela polícia civil na cidade de Cáceres (MT), local onde foi dado cumprimento ao mandado judicial de busca e apreensão, sendo este imediatamente encaminhado até a cidade de São Miguel do Guaporé (RO), onde sua mãe mora, por uma equipe da Polícia Civil de Cáceres, junto com um membro do Conselho Tutelar.

A criança foi entregue aos cuidados da sua genitora, ainda na noite do dia (23/10/2019), acompanhada do Delegado de Polícia da Cidade, Dr. Lucas Alonso Favarin.

Segundo a autoridade policial as investigações continuam em andamento para fins de delimitação das responsabilidades, uma vez que o fato pode se enquadrar no crime de subtração de incapaz, previsto no artigo 249 do Código Penal.

Fonte: Polícia Civil

Facebook Comments