CONF

 

Depois dos investimentos realizados nos setores da educação, água tratada e construção de passarela de acesso para pedestres no primeiro mandato e que atingidos pela cheia do Rio Madeira, o maior compromisso do candidato da coligação “Rondônia no Rumo Certo”, médico Confúcio Moura, com a população do distrito de Nazaré é a reconstrução do novo vilarejo em área mais alta da cidade e protegida das enchentes.

 

A informação é do presidente da Associação dos Moradores, Produtores e Amigos do Distrito de Nazaré, agricultor Jeferson Pinto Tavares, 30 anos, e foi dada sexta-feira (15) a bordo da embarcação “Caçote” durante viagem no trecho de Porto Velho a Calama, no Baixo-Madeira.

 

O projeto prevê a construção do novo vilarejo próximo à área onde foi instalado o abrigo da Defesa Civil que atendeu os atingidos pela enchente. De acordo com Confúcio Moura, a localidade foi uma das mais atingidas da região ribeirinha onde se observa hoje um cenário de “terra arrasada” com tudo destruído pelas águas. “Por isso necessita de atenção especial e fomos lá levar nossa mensagem de conforto”, disse Moura ao desembarcar em Calama.

 

CON2Segundo Jeferson Tavares, o primeiro mandato de Confúcio Moura tem mais de 90% de aprovação da população local. Os fatores que contribuíram para o alto índice de aprovação são a conclusão do colégio de ensino médio Francisco Desmosreltti Passos, construção de um ginásio de esportes com quadra coberta e, embora ainda esteja em fase de conclusão, a passarela interligando o centro da cidade ao colégio estadual.

 

A rede de água, atingida pela enchente, agora será recuperada. Só esse investimento custou R$ 1, 1 milhão. O distrito tem população estimada em 1.800 habitantes, e as principais fontes econômicas eram a agricultura familiar, comércio e turismo.

 

CON3Os maiores festejos da região são a “Festa da Melancia”, dia 7 de Setembro; a “Festa da Padroeira” no mês de setembro, e em junho o folclore do “Boi Curumim”.

 

Tavares, que defende a implantação de uma escola técnica agrícola no distrito, por causa da posição estratégica e vocação agrícola da região, explicou que a aprovação de Confúcio Moura é a credencial que ele tem para se reeleger. “É o governo que mais tem realizado obras em Nazaré”, disse.

 

Confúcio Moura lembrou que a visita a Nazaré no domingo (18) foi a quinta desde a posse em janeiro de 2011, e que a conclusão do colégio destinado ao ensino técnico agroindustrial também previa aulas de iniciação musical outra grande vocação dos moradores de Nazaré.

 

O candidato Confúcio disse compreender o momento de aflição de todos os atingidos pela enchente, constatou o nervosismo das pessoas, principalmente em Nazaré, e apontou como prioridades para toda a região num segundo mandato intensificar as ações da reforma agrária, melhorar as condições de acesso à educação e comunicação, além de estender à região ribeirinha o programa de agroindústrias para gerar postos de trabalho e agregar lucro à produção que voltará a ser forte com apoio de linhas de crédito a juros subsidiados.

 

 

Assessoria

Facebook Comments