Libertadores começa para brasileiros: saiba mais sobre o torneio

0
216

A Copa Libertadores da América começa nesta terça-feira (04/02/2020) para os brasileiros. O Internacional entra em campo, às 18h, contra o Universidad do Chile, e nesta quarta-feira (05/01/2020), o Corinthians enfrenta o Guaraní, do Paraguai, às 21h30 pela segunda fase do torneio. Os duelos serão disputados em ida e volta.

Os 16 clubes que se classificarem precisarão passar por uma terceira etapa antes de entrar na fase de grupos. Nessa 3ª fase, as duas melhores equipes entre as derrotadas disputarão a segunda fase da Copa Sul-Americana 2020.

Após a fase de grupos, os times voltam a se enfrentar em jogos eliminatórios de ida e volta em fases de oitavas, quartas e semifinal. As datas desses confrontos ainda não foram definidas.

A final do torneio acontece no dia 21 de novembro, no Maracanã, no Rio de Janeiro.

Maior campeão
O Independiente de Argentina é o maior campeão da história do torneio, com sete títulos (conquistados em 1964, 1965, 1972, 1973, 1974, 1975 e 1984).

Entre os brasileiros, São Paulo, Grêmio e Santos destacam-se como os maiores campeões, com três títulos cada.

Maior artilheiro
O equatoriano Alberto Spencer, que atuou pelo Peñarol e pelo Barcelona de Guayaquil, é o maior goleador da competição, com 54 bolas na rede, entre 1960 e 1972.

Luizão, que atuou pelo Vasco, Corinthians, Grêmio e São Paulo, é o maior brasileiro artilheiro, com 29 gols, feitos entre 1998 e 2005.

Atual campeão
O Clube de Regatas do Flamengo começará a defender seu título no dia 4 de março, contra o Junior Barranquilla, em duelo válido pelo Grupo A. O Flamengo venceu o segundo título da Libertadores da sua história em uma emocionante final contra o River Plate, em jogo disputado no Estádio Monumental, em Lima, no Peru. Foi a primeira conquista Rubro-Negro desde 1981, quando o time carioca havia chegado à Final pela primeira e única vez na sua história, e foi campeão continental pela primeira vez com uma vitória sobre o Cobreloa.

Confira como estão os grupos da Libertadores:

Grupo A
Flamengo
Independiente del Valle
Junior Barranquilla
Vencedor da chave G1 (da terceira fase)

Grupo B
Palmeiras
Bolívar
Tigre
Vencedor da chave G2

Grupo C
Peñarol
Colo Colo
Athletico-PR
Jorge Wilstermann

Grupo D
River Plate
São Paulo
LDU Quito
Binacional

Grupo E
Grêmio
Universidad Católica
América de Cali
Vencedor da chave G4

Grupo F
Nacional
Racing
Alianza Lima
Estudiantes de Mérida

Grupo G
Olimpia
Santos
Delfín
Defensa y Justicia

Grupo H
Boca Juniors
Libertad
Caracas
Vencedor da chve G3

Fonte: Metrópoles