AVIAOA Justiça do Trabalho faz novas incursões e atendimentos às cidades e populações que vivem no interior da Amazônia acriana, locais de difícil acesso, e realiza audiências em mais uma etapa do calendário das Varas Itinerantes do TRT da 14ª Região. As audiências aconteceram nos municípios de Santa Rosa do Purus, Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Jordão, no período de 3 a 6 de novembro.
O juiz do trabalho Daniel Gonçalves de Melo, titular da Vara do Trabalho de Epitaciolândia (AC), acompanhado da diretora de Secretaria Amélia Eluminada, Oficial de Justiça William Medeiros de Souza e o agende segurança José Gerardo Martins Mendes, partiram do Aeroporto Internacional Plácido de Castro, de  Rio Branco (AC) às 7h da manhã do dia 3 de novembro, uma segunda-feira, com destino a Santa Rosa do Purus, onde a população é composta de mais de 90% de descendentes indígena.
Na bagagem computador, impressora, processos e pauta de audiências na busca de soluções de conflitos trabalhistas ajuizados por moradores que vivem longe das cidades onde possuem uma unidade fixa da Justiça do Trabalho.
Em uma das 7 audiências iniciais, a reclamante Vitória Salomão Kaxinawá, de origem indígena, contou com o auxílio de intérprete para comunicação com o magistrado. Em todas os processos o Município de Santa Rosa do Purus figurou como reclamado em alguns juntos com a empresa Menezes e Dantas Leda, em decorrência do desinteresse do município em solucionar por meio de conciliação o juiz Daniel Gonçalves de Melo, proferiu suas sentenças de mérito ao final das audiências. As audiências se encerraram no início da noite.
No dia 4 às 7h30 da manhã novamente no aeroporto rumo a Marechal Thaumaturgo, onde as audiências aconteceram no Centro Integrado de Cidadania, do Tribunal de Justiça do Acre. O dia começou com um caminhada por cerca de 1 km e ainda atravessar de “voadeira” o Rio Juruá, depois enfrentar a escadaria com aproximadamente 100 degraus, para ao final ser coroado com 100% de conciliação nas duas audiências realizadas.
Justiça do Trabalho Vai à Escola em Porto Walter e Jordão
Terminado os trabalhos em Marechal Thaumaturgo, a equipe segue imediatamente para o aeroporto para realização das pautas no município de Porto Walter. Na tarde do dia 4 de novembro o juiz chegou à Escola Estadual Aquino Borges, e falou a cerca de 80 estudantes de ensino médio, sobre divisão dos Poderes, Justiça do Trabalho e direitos trabalhistas. O Oficial de Justiça William de Souza e a diretora de Secretaria Amélia Secoti representaram em uma peça de teatro em que um jovem procura seu primeiro emprego no mercado de trabalho.
Em Jordão  ás 10h20 da manhã na Escola Estadual Jairo de Figueiredo Melo, o magistrado reuniu cerca de 60 estudantes do Ensino Médio e falou sobre os direitos trabalhistas e o acesso à Justiça do Trabalho
As atividades contaram com os apoios da Polícia Militar e Tribunal de Justiça do Estado do Acre.
Ascom/TRT14 (Celso Gomes c/fotos e informações da VT de Epitaciolândia-AC)
Facebook Comments