Jornalistas serão vacinados como grupo prioritário na Bahia; em Porto Velho lei não foi aplicada

A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia anunciou terça-feira (18)  que a categoria de jornalistas fará parte do grupo prioritário de vacinação contra covid-19. De acordo com a Sesab, a inclusão da categoria aconteceu em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), realizada nesta terça-feira (18).

A decisão vale para todo o estado. Jornalistas com idade superior a 40 anos poderão ser vacinados. De acordo com a Sesab, o grupo abrange ainda cinegrafistas e blogueiros registrados.

Jornalistas da Bahia cobram vacinas; foto Farol da Barra

Levantamento feito pela Fenaj mostrou que, até a primeira semana de abril deste ano, perderam a vida 169 jornalistas, vítimas da covid-19. A organização Press Emblem Campaign informou que em março/2021 o Brasil foi responsável por um a cada três jornalistas mortos pela doença no mês, com 47 mortes no país. Dados divulgados no final de abril pela mesma organização, que tem sede na Suíça, elevou a 194 o número de óbitos. A ONG ainda alertou que a idade das vítimas está sendo menor, quando comparada a de registros de casos anteriores. Quase a metade dos profissionais de imprensa que morreram no período observado tinha entre 40 e 60 anos.

Em Porto Velho, projeto de lei que foi aprovado e publicado no Diário Oficial do Município, colocou os profissionais de imprensa no grupo prioritário da vacinação contra a Covid na capital de Rondônia. De acordo com o vereador Everaldo Fogaça (Republicanos), autor da emenda, até a semana que vem deve ser colocada em prática, ou seja, incluindo os profissionais de imprensa de Porto Velho no cronograma de vacinação da prefeitura municipal.

A Associação Brasileira de Rádio e Televisão (Abratel) solicitou em 15 de abril, a inclusão de jornalistas, radialistas e profissionais que atuam na comunicação profissional, no Plano Nacional de Imunização da COVID-19 como um dos grupos prioritários.

Fonte: Mais Rondônia com Farol da Bahia e Correio 24horas

Facebook Comments