Jogos Intermunicipais transformam Vilhena na capital dos esportes

0
165


De 14 a 29 de setembro, Vilhena se transforma na capital esportiva do estado ao mobilizar 1700 atletas de 32 municípios em 16 modalidades individuais e coletivas durante a 12ª edição dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). A abertura oficial ocorreu na noite de sexta-feira (14), no ginásio de esportes Jorge Teixeira, a maior delegação (de Porto Velho) busca o título de bicampeã.

A cerimônia de abertura seguiu o protocolo oficial dos eventos esportivos realizados pelo governo estadual com a formação da mesa de honra, entrada das delegações, entoação do hino nacional, pronunciamentos oficiais, juramentos de atletas e de árbitros, condução do fogo olímpico, acendimento de pira e apresentações apoteóticas.

O JIR foi instituído em 1983 e ficou inativo por mais de duas décadas. Em 2011 a competição foi resgatada com a proposta de incentivar o crescimento do desporto integrando atletas de todas as regiões de Rondônia. Outras propostas da competição são de oportunizar o atleta a continuar a praticar esportes de alto rendimento, a integração entre os municípios e o fortalecimento das federações especializadas.

Durante a competição o Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) estará garantindo a atuação conforme preconizam as legislações das 16 modalidades esportivas do certame em Vilhena. O TJD foi criado por força de Lei Estadual com a finalidade de agilizar as apurações de irregularidades e denúncias nas competições esportivas realizadas em Rondônia, e, penalizar, quando for o caso.

“Desde que o JIR foi retomado e reestruturado em 2011, os atletas de Cacoal sempre conquistaram os melhores resultados. No ano passado, os desportistas da capital subiram mais vezes nos pódios e ficaram com o título de campeão. Para este ano os atletas anfitriões estão no páreo por melhores classificações”, disse o superintendente da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer, Rodnei Paes, traçando um panorama da competição iniciada no sábado (15), no Sul de Rondônia.

Fonte: Governo de Rondônia/Secom

Facebook Comments