Jogos Intermunicipais de Rondônia iniciam nesta sexta-feira com mais de 2 mil atletas

A cidade de Cacoal, distante 500 quilômetros da capital rondoniense, será palco dos Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR). Entre os dias 30 de agosto e 10 de setembro, a cidade recebe 2.120 atletas de 31 municípios do Estado.

Os primeiros atletas devem começar a chegar na sexta-feira (30), dia da abertura oficial dos jogos que acontece no Ginásio de Esporte Rui Luiz Teixeira, às 19h. As competições acontecem em 12 locais espalhados pela cidade.

Segundo Jobson Bandeira, superintendente da Juventude, Cultura, Esportes e Lazer (Sejucel), os Jogos Intermunicipais de Rondônia levam muitos mais do que competições para o município sede, fomentam a economia local. “Junto com jogos, o município recebe uma injeção em sua economia, pois lá são contratados hotéis, refeições, além da mão de obra. Estou feliz por fazer parte deste evento que tem uma importância enorme para o esporte rondoniense, assim como tem na minha vida. Já participei do JIR como árbitro e, agora, vou como titular da Sejucel”, disse.

Os Jogos Intermunicipais de Rondônia são disputado em 14 modalidades. Nas modalidades individuais estão: Ciclismo, Tênis de Mesa, Xadrez, Atletismo, Capoeira, Judô, Taekwondo e Karatê. Nas modalidade  coletivas estão: Vôlei de Praia, Handebol, Basquetebol, Voleibol, Futsal e Futebol 7 Society.

A competição nasceu oficialmente no ano de 1983, através do Decreto nº 1622 de 25 de outubro, com o objetivo de oportunizar ao atleta à prática esportiva, promover o intercâmbio e a integração esportiva entre os municípios do Estado, além de oportunizar o desenvolvimento do esporte de alto rendimento e o fortalecimento das Federações Especializadas.

Em outubro do mesmo ano, foi realizado o 1º JIR, onde foram inscritos 13 dos 16 municípios existentes no Estado. Nesta primeira edição foram oferecidas apenas cinco modalidades esportivas: Basquetebol (M/F); Handebol (M/F); Voleibol (M/F); Futsal e Pedestrianismo (10.000 m).

Os jogos aconteceram até o ano de 1986 e ficaram adormecidos por 25 anos. Em 2011 foram retomados e, atualmente, o JIR está na sua 13ª edição, com 14 modalidades nas competições esportivas.

Fonte: Secom

Facebook Comments