Durante uma semana, o portal Mais RO lançou a enquete “Se as eleições para prefeito de Ji-Paraná fossem hoje em qual candidato você votaria?”. A enquete foi encerrada nesta sexta-feira (6) e contou com 5.076 votos. Treze pré-candidatos participaram.

O pré-candidato Isaú Fonseca (MDB) venceu a enquete. Obteve 2.253 votos, o que corresponde a 44% dos participantes. Em seguida, aparece o atual deputado estadual Jhony Paixão (PRB), com 1.543 votos, o equivalente a 30% e o deputado Laerte Gomes (PSDB), com 452 votos. O atual prefeito Marcito Pinto (PDT) foi apenas o sexto mais votado.

Confira como ficou a votação dos demais participantes. 4º Anselmo de Jesus (PT), 176 votos; 5º Ari Saraiva (PSB), 125 votos; 6º Marcito Pinto (PDT), 110 votos; 7º Airton Gurgacz (PDT), 103 votos; 8º André da CDL, 88 votos; 9º Dr. Silmar (PSL), 69 votos; 10º Licomédio Pereira (Solidariedade), 54 votos; 11º João Durval (PP), 46 votos; 12º Affonso Cândido (DEM), 43 votos; e 13º Edinho Fidélis (PP), 14 votos.

Ficam todos cientes que os votos obtidos foram apenas por participação espontânea dos interessados. Quanto aos critérios de votação, a direção do site assegura que cada dispositivo móvel ou computador registrou somente um voto por rede a qual estava conectado.

O Portal Mais RO ressalta que a intenção foi apenas a de estimular o internauta a pensar nas eleições municipais de 2020.

A enquete ou sondagem eleitoral não tem valor científico e não corresponde a pesquisa eleitoral. De acordo com o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), enquanto a pesquisa deve seguir os rigores dos procedimentos científicos, a enquete apenas faz sondagem da opinião dos eleitores sem atender aos requisitos formais, como segmentação dos entrevistados, metodologia, valor e origem dos recursos despendidos no trabalho, entre outros.

Ainda conforme resolução do órgão, publicada em 18 de dezembro de 2019, a realização de enquetes relacionadas ao processo eleitoral é vedada a partir do início do período de propaganda eleitoral, ou seja, em 15 de agosto do ano da eleição.

Veja o resultado da enquete na íntegra:

Fonte: Mais RO

Facebook Comments