Internet: a maior escola do mundo

0
133


O alcance praticamente ilimitado da Internet vem revolucionando todos os campos da nossa vida, mas um deles ganha destaque por contribuir para o crescimento de cada um de nós: a educação. A rede mundial de computadores democratizou o acesso ao conhecimento e hoje todas as pessoas podem aprender literalmente o que quiserem na Internet.

Isso é particularmente importante em um país com dimensões continentais como o Brasil. Cada vez mais os estudantes brasileiros têm buscado na Internet oportunidades que não encontram em suas próprias cidades. Em dez anos (de 2003 a 2013), o número de estudantes que aprendem online cresceu 30 vezes e a tendência é aumentar cada vez mais, conforme o acesso à banda larga também cresce no país.

Diversas faculdades públicas brasileiras já oferecem, gratuitamente, o ensino à distância (EAD), que é gratuito e tem a validade de um curso presencial. A seleção é feita da mesma forma — pela nota do Enem, por vestibular tradicional ou pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu) — e o diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação brasileiro (MEC).

Em tempos de Internet, morar longe não é mais desculpa para deixar de fazer uma boa universidade — até mesmo a Universidade de São Paulo (USP), uma das melhores do mundo, oferece o ensino à distância!

Para aprimorar seu conhecimento

Se o objetivo não é conquistar um diploma universitário, mas sim fazer um curso de especialização ou mesmo ampliar o seu conhecimento, as opções multiplicam-se exponencialmente — há cursos online até via Facebook.

Os sites conhecidos como MOOC — Massive Open Online Courses — oferecem uma infinidade de cursos que vão dos gratuitos, de apenas uma semana, até sofisticados iMBAs com duração de vários semestres, que podem custar algumas dezenas de milhares de dólares.

A plataforma MOOC mais famosa é o Coursera.org. Fundado em 2012 por dois professores de Stanford, Andrew Ng e Daphne Koller, em junho de 2018 o site tinha alcançado a marca de 33 milhões de usuários registrados e disponibilizava mais de 2.400 cursos, nas mais diversas áreas do conhecimento. Esses cursos são oferecidos por mais uma centena de universidades de primeira linha de todo o mundo, incluindo a própria Stanford, além de Universidades como Illinois, California, Pennsylvania, Macquarie, Johns Hopkins, e muitas outras.

Entre os cursos mais procurados pelos brasileiros estão Marketing Analítico (Insper), Negociações de Sucesso (Universidade de Michigan) e Project Management (Universidade da Califórnia).

Outra plataforma bastante conhecida, que já reúne mais de 14 milhões de usuários, é o edX, criada em maio de 2012 por nada menos do que duas das três melhores universidades do mundo: o Massachusetts Institute of Technology (MIT) e a Universidade de Harvard. Apesar das duas fundadoras, o edX oferece 1.800 cursos de cerca de 70 universidades do mundo todo.

Já quem deseja abrir um negócio tem à sua disposição todo o conhecimento do Sebrae, com cursos gratuitos sobre finanças, vendas, empreendedorismo, planejamento, recursos humanos, inovação e legislação. A Universidade do Vale do Silício, Udacity, também desenvolveu um curso online para quem deseja dominar os fundamentos da robótica e construir robôs inteligentes.

Arte, cultura, jogos, idiomas e gastronomia

Basta digitar no Google, e você tem o conhecimento na ponta dos seus dedos. Quer aprender a fazer uma maquiagem especial para uma festa de casamento? Está lá! Quer saber passo a passo como construir uma estante para seus novos livros? Também! Cursos inteiros, artigos com passo a passo e uma infinidade de vídeos podem ensinar tudo o que você quiser. Também não faltam tutoriais de jogos online, com as melhores estratégias para ultrapassar a próxima fase do videogame, ou sobre diferentes métodos de como jogar roleta, como mostra a Betway Casino.

Oscursos de idiomas online estão entre os mais procurados pelos brasileiros. De estruturas tradicionais a aulas particulares via Skype, hoje é possível aprender inglês, espanhol, italiano, mandarim ou qualquer outro idioma por meio da internet. Mais de 3 milhões de brasileiros fazem cursos de idiomas online e o Brasil está em primeiro lugar entre os 25 países com mais usuários desse tipo de ensino à distância.

Quem é ligado em artes já não precisa ficar chateado por não ter tido oportunidade de frequentar as aulas de piano, pintura ou fotografia durante a infância. A internet oferece todo o conhecimento que você precisa adquirir para exercer o seu hobby ou até mesmo mudar de profissão: é só comprar os materiais ou equipamentos e começar a praticar.

E o que não dizer da gastronomia? Hoje até quem não sabia fritar um ovo pode se tornar um grande chef! O YouTube tem — literalmente — milhões de vídeos com receitas, passo a passo, de toda parte do mundo. Dos pratos mais simples aos mais sofisticados que você puder imaginar. E a fonte de conhecimento não para nunca: a cada segundo, temos à nossa disposição uma hora a mais de conteúdo em novos vídeos somente no YouTube.

Com alguma paciência, tempo e força de vontade, você pode aprender o que quiser, quando quiser, e de onde estiver. É só se conectar!

Facebook Comments