Desenvolvida pela Minsait, uma empresa Indra, a solução Onesait Democracy Elections Online permite reduzir gastos e tempo para realizar eleições em qualquer organização, de modo totalmente seguro

Em busca de mais agilidade e confiança nas eleições, a discussão de um novo formato de votação é cada vez mais forte. Desta forma, o Tribunal Superior Eleitoral lançou em setembro o projeto “Eleições do Futuro”, que tem como objetivo iniciar estudos e avaliações para eventual implementação de inovações no sistema eleitoral. No próximo dia 15, data do primeiro turno das Eleições Municipais de 2020, as cidades de Curitiba (PR), Valparaíso de Goiás (GO) e São Paulo (SP) serão palco de demonstrações de propostas de inovações para o sistema eletrônico de votação adotado no Brasil desde 1996. As propostas deverão atender aos requisitos de segurança da votação, proteção ao sigilo do voto e eficiência.

A Indra, por meio da Minsait, sua empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação, é uma das empresas selecionadas pelo TSE para participar do projeto “Eleições do Futuro” e apresentará sua avançada solução Onesait Democracy Elections Online, plataforma pioneira que permite para qualquer tipo de instituição realizar eleições com votos pela internet de maneira segura e eficiente. A companhia global, que acumula mais de 40 anos de experiência em processos eleitorais e já participou de mais de 400 eleições no mundo, também possui larga expertise em votações online. A demonstração da tecnologia será no próximo dia 15, na PUC-PR em Curitiba, local que receberá para testes mais de 5 mil votantes, das 10h às 15h.

Baseada em blockchain, a solução permite que as votações aconteçam de qualquer lugar através de um sistema que pode ser utilizado em dispositivos móveis como celulares e tablets. Com isso, a logística para o evento é reduzida drasticamente e, consequentemente, os custos são menores. A Onesait Democracy Elections Online pode ser implementada em nuvem, presencialmente ou de forma híbrida para garantir o melhor rendimento e segurança a cada eleitor. Além disso, proporciona a flexibilidade necessária para integrar novos módulos de controle eleitoral ajustados às necessidades de cada usuário.

Garantindo confidencialidade, os processos são seguros graças à aplicação de criptografia presente nos dispositivos remotos. Os dados encontram-se em ambientes centralizados com ferramentas de governança que garantem a qualidade e segurança. Além disso, o sistema foi desenvolvido na Onesait Platform, uma robusta plataforma IoT da Minsait com capacidades de Big Data, que disponibiliza a ferramenta para auditorias transparentes.

“O voto pela internet é a evolução natural dos processos de votação atuais. A mobilização de recursos e de tempo necessários para organizar eleições em qualquer instituição pode ser reduzida graças à tecnologia. As gerações jovens vivem em um ambiente digital e esperam que o voto seja mais uma experiência online. A visão e o objetivo da companhia é proporcionar aos eleitores uma ferramenta simples e segura para exercerem o seu direito de cidadão a partir de qualquer lugar”, afirma Miguel Angel Rábano, diretor de Administração Pública e Processos Eleitorais da Minsait no Brasil.

Quarenta anos de liderança mundial em processos eleitorais

A Indra acumula a experiência de participar em mais de 400 processos eleitorais de êxito em todo o mundo, com mais de 4 bilhões de eleitores atendidos, utilizando sistemas que integram as tecnologias mais avançadas na área de cibersegurança, como soluções de voto pela internet com o uso de blockchain, sistemas de identificação biométrica, soluções para Parlamentos, Juntas de Acionistas e Assembleias, que permitem a realização de votação remota, análise e inteligência eleitoral, além da realização de eleições de modo “convencional”, incorporando tecnologias que permitam aumentar a velocidade e a confiança da apuração.

Líder absoluta em processos eleitorais na Espanha, durante os últimos anos a Indra reforçou seu perfil internacional com o desenvolvimento de eleições em países como Estados Unidos, Argentina, Colômbia, Reino Unido, Noruega, França, Eslovênia, Portugal e Itália, entre outros, oferecendo todo tipo de serviços e soluções eleitorais e implantando sistemas inovadores de Voto Eletrônico. Além disso, prestou suporte integral a todo o processo das últimas eleições presidenciais da Colômbia, regionais da França, legislativas da Argentina, eleições ao Parlamento Europeu e autônomas da Galícia na Espanha, entre outras.

Sobre a Minsait

A Minsait, uma empresa da Indra (www.minsait.com), é uma empresa líder em consultoria de transformação digital e tecnologia da informação na Espanha e na América Latina. A Minsait apresenta um alto grau de especialização e conhecimento setorial, complementados com sua alta capacidade de integrar o mundo core ao mundo digital, sua liderança em inovação e transformação digital e sua flexibilidade. Com isso, concentra sua oferta em propostas de valor de alto impacto, baseadas em soluções end-to-end, com uma notável segmentação, o que permite obter impactos tangíveis aos seus clientes em cada setor sob uma abordagem transformacional. Suas capacidades e sua liderança são mostradas na oferta de produtos, sob o nome de Onesait, e sua oferta transversal de serviços.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 7.500 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.

Sobre a Indra

A Indra (www.indracompany.com) é uma das principais empresas globais de tecnologia e consultoria e parceira de tecnologia para as principais operações comerciais de seus clientes em todo o mundo. É uma fornecedora líder global de soluções proprietárias em segmentos específicos dos mercados de Transporte e Defesa e uma empresa líder em transformação digital e consultoria em Tecnologia da Informação na Espanha e na América Latina através de sua subsidiária Minsait. Seu modelo de negócios é baseado em uma oferta abrangente de seus próprios produtos, com uma abordagem de ponta a ponta, alto valor e um componente de alta inovação. No final do exercício de 2019, a Indra alcançou receitas de 3.204 milhões de euros, mais de 49.000 funcionários, presença local em 46 países e operações comerciais em mais de 140 países.

 

Facebook Comments