“Índio do buraco”: Encontrado morto o último indígena isolado de uma tribo de Rondônia

0
1870
Imagem do último sobrevivente da tribo Tunaru captada em 1996

PORTO VELHO- A ativista Neide Suruí, da ong Kanindé Ambiental, informou ao Maios RO que foi encontrado morto o último sobrevivente de uma tribo indígena (Tanaru), o “Índio do Buraco”, de aproximadamente 54 anos,  que  vivia na floresta de Rondônia. A última imagem dele foi captada pelas câmaras da agência Funai – que o acompanhavam, à distância, desde que o descobriram, em 1996.

Não há informações sobre a causa da morte, mas há suspeita de ação de criminosos que atuam na região grilando terras indígenas. “Ele foi encontrado morto pela Funai, usando suas vestes tradicional. Não se sabe ainda o que aconteceu”, disse Neidinha Suruí.

Em 2009 o “Índio do Buraco”, foi alvo de um grupo armado, segundo a Funai (Fundação Nacional do Índio), que acionou na ocasião a Polícia Federal após encontrar um posto de apoio do órgão destruído e com dois cartuchos de espingarda abandonados. Segundo a Funai, a ação foi protagonizada por fazendeiros que não aceitam a restrição de uso da terra indígena Tanaru, que possui 8.070 hectares e fica próxima a Corumbiara, no oeste do Estado.

O “Índio do Buraco” ficou sozinho depois do último ataque de fazendeiros, nos finais de 1995, quando foram dizimados, permanecendo apenas um sobrevivente.

“Os culpados jamais foram punidos”, disse a Funai na ocasião. Em junho de 1996, a agência Diário de Notícias de Portugal descobriu a história da tribo e percebeu que um dos seus elementos ainda resistia. E começou a segui-lo à distância. “Imagine passar 22 anos observando uma só pessoa. Planeando ações de vigilância no território onde vive, garantindo a sua proteção contra ameaças externas. Nenhuma palavra trocada. Todo o contato consiste em fornecer alguns objetos que podem ser úteis à sua sobrevivência. É esse o trabalho realizado pela Funai na Terra Indígena (TI) Tanaru, onde vive o indígena isolado conhecido como o ‘Índio do Buraco'” descreve a agência.

Índio do Buraco será enterrado no local onde viveu, receberá homenagens e memorial

Leia  AQUI e AQUI  sobre o último sobrevivente Tunaru encontrado morto no dia 24 de agosto de 2022.

Fonte: Mais Rondônia