Idosos acima de 78 anos começam a ser vacinados em Porto Velho

0
217

A Prefeitura de Porto Velho iniciou, na quarta-feira (17), mais uma etapa de vacinação contra a Covid-19 na capital. Desta vez, são imunizados idosos acima de 78 anos e profissionais de saúde. A vacinação acontece até sexta feira (19), no Centro Universitário São Lucas (Campus II), no bairro Mato Grosso, para o público-alvo agendado previamente.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, das 2.800 doses da vacina CoronaVac recebidas na última remessa enviada pelo Ministério da Saúde, 1.400 foram destinadas para a primeira dose de idosos e profissionais de saúde, o restante será para a aplicação da segunda dose.
“Destinamos mil doses para os idosos e 400 para os trabalhadores na área da saúde que atuam na linha de frente no combate à Covid-19. À medida que mais doses forem recebidas, deveremos ampliar o público-alvo para a imunização”, informou a gerente de Imunização da Semusa, Elizeth Gomes.

Para esta ação, mais de 60 servidores da saúde estiveram envolvidos para dar celeridade ao processo e garantir a segurança necessária ao ambiente de vacina.

ESPERANÇA

Entre os imunizados no primeiro dia desta etapa, está Maria Antonieta, de 85 anos. Ela conta que ficou ansiosa para receber a vacina e se proteger contra o vírus. “Eu dizia ‘meu Deus, me ajuda com a vacina, me dê coragem’. Deus me deu coragem e essa é vacina do amor, da esperança, né? Eu vim tomar a primeira dose e acredito que todos devem tomar!”, incentivou.

Maria Antonieta, assim com outros 999 idosos, fizeram o agendamento da vacina, de acordo a faixa etária. O agendamento para idosos acima de 78 anos foi encerrado na manhã da quarta-feira. “Lembramos que os idosos nesta faixa, que não foram contemplados nesta etapa, poderão fazer o agendamento assim que mais doses ficarem disponíveis”.

O início do agendamento é amplamente divulgado nos canais oficiais da Prefeitura de Porto Velho www.portovelho.ro.gov.br, https://www.instagram.com/prefeitura_pvh e https://web.facebook.com/PrefeituraPVH, que informa idade, período e documentos necessários para garantir uma vaga na vacinação.

A gerente de Imunização destaca, ainda, que é preciso ficar atento ao horário agendado, para evitar aglomeração. “Todos os que fizeram o agendamento, receberão a vacina”.

Vale lembrar que a vacina não substitui de imediato as medidas e cuidados básicos para a prevenção do coronavírus. “É essencial, neste momento, que mesmo vacinados com a segunda dose, as pessoas continuem usando máscara, álcool a 70% e mantendo o distanciamento social”, finalizou Elizeth Gomes.

Superintendência Municipal de Comunicação (SMC)