IBGE abre inscrições para concurso com mais de 1,6 mil vagas para Rondônia

Nesta terça-feira (23) começaram as inscrições para participar do Processo Seletivo Simplificado (PSS) para trabalhar como recenseador no Censo Demográfico 2021, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). As inscrições podem ser feitas no site do Cebraspe (www.cebraspe.org.br/concursos) até 19 de março. A taxa de inscrição é de R$ 25,77.
De acordo com IBGE, em Rondônia são 1.689 vagas, sendo 1.496 para recenseador e 193 para agente censitário supervisor (ACS) e agente censitário municipal (ACM).
A prova está prevista para ocorrer no dia 25 de abril em todos os municípios em que há vagas para o cargo. Em Rondônia, há vagas para recenseadores em todos os municípios, sendo Porto Velho com o maior número: 420 pessoas divididas em três áreas de trabalho e Pimenteiras do Oeste com o menor quantitativo (duas vagas para recenseadores). Há ainda vagas em todos os municípios rondonienses para o cargo de agente censitário municipal (ACM).
A remuneração de recenseador é por produção. Para que a pessoa saiba quanto pode receber, o IBGE disponibiliza no hotsite do Censo 2021 um simulador de remuneração, em que a pessoa informa em qual área pretende trabalhar e quantitativo de horas de trabalho.
As contratações dos aprovados devem ocorrer em julho, com contratos de até três meses. Os aprovados passarão por treinamento à distância e presencial, de caráter eliminatório e classificatório, com duração de cinco dias.
IBGE preparou apostila para ajudar candidatos nos estudos para a prova
Os candidatos a recenseador serão selecionados por uma prova objetiva, de caráter eliminatório e classificatório, com 10 questões de Língua Portuguesa, 10 questões de Matemática, 5 questões sobre Ética no Serviço Público e 25 questões de Conhecimentos Técnicos.
No site da banca organizadora, Cebraspe, foram disponibilizados uma apostila sobre conhecimentos técnicos, preparada pelo IBGE, e o Código de Ética do IBGE para que o candidato possa responder as questões sobre a operação censitária.
Todos os municípios serão visitados pelo Censo 2021
De agosto a outubro deste ano, cerca de 575 mil domicílios rondonienses serão visitados por 1.496 recenseadores. Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população. A pesquisa revelará, entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo.
Facebook Comments