Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro recebe reconhecimento de proteção à cultura indígena no atendimento de saúde

0
142

Na manhã da última segunda-feira (24), na sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Porto Velho, foi entregue um cocar indígena da Tribo Tenharim à diretora geral do Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro, Raquel Gil Costa, como agradecimento pelo respeito à cultura indígena no atendimento de saúde na unidade.

O indígena Aurélio Tenharim, da Aldeia dos Marmelos, relembrou os momentos em que seu pai, o cacique Manoel Tenharim, esteve internado no Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro em Porto Velho, onde os profissionais de saúde respeitaram a alimentação e crenças de fé e cura indígena.

Emocionado, Aurélio Tenharim agradeceu à diretora da unidade, Raquel Gil, pela permissão de acesso à cultura indígena no tratamento de saúde, o que considerou primordial para o bom atendimento do cacique, chefe da Aldeia dos Marmelos, no município de Humaitá no estado do Amazonas, que faleceu no final de 2019.

Ao oferecer o cocar indígena, ele explicou que o acessório é o reconhecimento de autoridade e agradeceu dizendo: “Apesar de meu pai não ter resistido ao tratamento, nós sabemos que recebeu o melhor atendimento dentro do Hospital de Base, por isso entregamos essa simples lembrança em forma de recompensa, é um cocar feito à mão, símbolo de autoridade”.

“É uma honra receber esse reconhecimento da Aldeia dos Marmelos, o nosso objetivo enquanto unidade de saúde é promover a igualdade aos nossos pacientes, atingindo assim a finalidade do SUS (Sistema Único de Saúde”, agradeceu a diretora do Hopsital.

Fonte: Secom