Homenagem a Chico Buarque, Lula, Boulos e João Paulo: Fora Temer

Chico Buarque, Lula, Boulos, João Paulo, Apesar de Você
Chico Buarque, Lula, Boulos, João Paulo, Apesar de Você
Chico Buarque, Lula, Boulos, João Paulo: Apesar de Você, Temer

O maior artista brasileiro, Chico Buarque de Holanda, já está em Brasília para tentar impedir o golpe de 2016.

Na noite de ontem, ele se reuniu com o ex-presidente Lula, com João Paulo, do MST, e Guilherme Boulos, do MTST.

Os quatro assistirão, da plateia, o pronunciamento histórico que será feito pela presidente Dilma Rousseff contra o golpe parlamentar de 2016.

Leia, aqui, o manifesto de artistas e intelectuais contra o golpe.

APESAR DE VOCÊ

Nas manifestações em que Chico Buarque em marca presença, ele canta “Apesar de você”, música gravada em 1970 que parece atual, direcionada a Temer. A letra representa todo o inconformismo e revolta dos artistas da época de chumbo que vivia o estado brasileiro de ditadura. Na letra, Chico relata uma revolta contra o AI5.

A música parece falar de um amor que não deu certo, de a mulher ser autoritária, mas na verdade não é nada disso. Chico Buarque fala que “Amanhã há de ser outro dia, você vai se dar mal etc. e tal” querendo dizer que todos que fazem parte da ditadura iriam se dar muito mal (morrer, ser presos, torturados) pelo absurdo que faziam com as pessoas. Essa música não é porque Médici promulgou o AI-5, até porque quem promulgou o AI-5 foi o presidente Costa e Silva. Outra coisa Médici nunca fechou o congresso, cassou deputado, etc. O governo Médici passou longe se ser democrático.

Quando a repressão percebeu o deslize, as lojas e a gravadora tiveram seus estoques destruídos. O compacto atingia a marca de 100 mil quando um jornal insinuou que a música era uma homenagem ao presidente. A gravadora foi invadida e todas as cópias destruídas. Chico foi chamado a um interrogatório para prestar informações e esclarecer quem era o “você” mencionado na música.
– “É uma mulher muito mandona, muito autoritária”, respondeu Chico.
A canção só seria regravada em 1978.

 

 

Facebook Comments