Neodi Carlos
Daniel Pereira
Daniel Pereira

Hoje, segunda-feira, na Ulbra, Ji-Paraná, haverá  debate entre os candidatos a vice-governador de Rondônia para as próximas eleições. Trata-se de uma iniciativa da Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná, em parceria da Universidade Luterana do Brasil em Ji-Paraná. O local do debate será o auditório local da Ulbra, com inicio às 20 horas até as 22 h. O evento será veiculado pela Rede TV e Rádio Eldorado. Será uma oportunidade do eleitor conhecer o vice, afinal, em algum momento ele poderá assumir as rédeas do Estado. O debate será mediado pelo jornalista Fábio de Souza.

“É um momento ímpar para a história das eleições do Estado de Rondônia, na qual teremos a oportunidade de conhecer os vice governadores e o que eles pensam para nosso Estado. Nosso objetivo é promover o debate de ideias e de planos de governos”, disse Fábio Trescher, mediador do Debate.

“O vice tem um papel importante na composição de uma candidatura a governo. Promover um debate como esse é dar a oportunidade da sociedade conhecer, saber quem são o que pensam e qual a preparação de cada um, porque na vacância do governador é o vice, quem assume, por isso da importância do debate”, ressaltou Marcos Rogério, deputado federal representando o vice de Confúcio Moura.

Neodi Carlos
Neodi Carlos

Para o jornalista Jefferson Barbosa da assessoria do vice de Expedito Júnior, o debate será propício para conhecer as propostas de cada um. “É um momento singular para a democracia do Estado, uma oportunidade para população de Ji-Paraná e do Estado de Rondônia de conhecer a proposta dos candidatos, que terão papel decisivo na administração do Estado”, comentou.

Com duas horas de duração o Debate será dividido em cinco blocos. Além da Rede TV!Rondônia será transmitido pelas rádios Globo e Alvorada AM/Jovem Pan, Portal SGC e Diário da Amazônia. Sites de notícias e emissoras de rádio e TV locais também participam do debate. “É a oportunidade de conhecermos os candidatos a vice-governador em nosso Estado. Acredito que cerca de 70% a 80% votam para candidato a governo e não conhecem seu vice. É a oportunidade de conhecer as ideias e propostas de cada deles para o Estado”, relatou Valmir Miguel, diretor da Ceulji/Ulbra.

Blocos

No primeiro bloco, após o sorteio os candidatos terão cinco minutos para cumprimentar o público e responder à seguinte pergunta. Por que deseja ser vice-governador de Rondônia? No bloco seguinte cada candidato formulará e responderá três perguntas sobre os seguintes temas: agricultura, educação, mobilidade, segurança pública, meio ambiente, moradia, saneamento básico, cultura e lazer. “É uma forma democrática de expor as propostas dos candidatos e avaliar de forma consciente, clara e objetiva, e no dia 26 escolher o que for melhor para o Estado”, declarou Genivaldo Campos, vice-presidente da Acijip.

No segundo bloco o candidato sorteado terá 30 segundos para pergunta, dois minutos para resposta, e réplica e tréplica de um minuto cada. No terceiro bloco, a dinâmica adotada no segundo se mantém com direito a três perguntas cada. No quarto bloco, após o sorteio os temas serão livres, com direito a três perguntas cada, e direito e réplica e tréplica. No último bloco somente as considerações finais. Uma junta de recursos composta por advogados vai analisar os pedidos de direito de resposta. “Será na próxima segunda-feira nosso grande Debate pela Rede TV! Rondônia buscando contribuir com o processo democrático de direito em nosso Estado”, frisou Denis Marques, gerente da Rede TV! e Jornal Diário Amazônia.

Natural do município de Soledade, no Rio Grande do Sul, Neodi Carlos Francisco de Oliveira nasceu em 1957 e iniciou sua vida política no município de Machadinho do Oeste, onde foi eleito prefeito em 1996, e reeleito em 2000, quando ainda era filiado ao PFL.

Daniel Pereira é candidato a Vice Governador de Rondônia pelo Partido Socialista Brasileiro. Tem 49 anos e já foi deputado estadual. É natural do Paraná.

Com informações do SGC

Facebook Comments