Tema deste ano é “Conhecimento sobre o Clima para Ação pelo Clima”
dia-do-meteorologista

Porto Velho (23/03/2015) – Nesta segunda-feira, 23/03, a partir das 14h30, o Sipam  (Sistema de Proteção da Amazônica), Centro Regional de Porto Velho, realiza atividade relacionada ao Dia Meteorológico Mundial. Duas palestras estão agendadas por meio da Divisão de Meteorologia: Desvendando as variáveis do clima e Entendendo a climatologia de Rondônia, com os Meteorologistas do Sipam: Luiz Alves, Carlos Querino e Marcelo Gama. O evento é aberto a acadêmicos e ao público em geral, e será seguido de visita técnica à Divisão de Meteorologia e Climatologia da unidade.

Comemorado desde 1950 pela Organização Meteorológica Mundial – OMM (antiga Organização Meteorológica Internacional), o Dia Meteorológico Mundial leva ao público discussões de temas que possuem ligações com efeitos e causas de variações climáticas.

A Meteorologia é a ciência responsável por analisar e prever as variações climáticas da Terra. A partir do recolhimento de informações sobre a umidade do ar, pressão atmosférica, temperatura do ar, volume de chuva, entre outras, os meteorologistas conseguem traçar uma previsão da condição do clima para determinada região, ajudando a prevenir acidentes e prejuízos para os setores de serviços e produção, além de evitar que você passe frio ou pegue uma chuva desprevenido na rua.

A data – O dia 23 de março foi escolhido em 1961, porque também se comemora a criação da Organização Meteorológica Mundial. O órgão tem a missão de apoiar os países e proporcionar serviços meteorológicos e hidrológicos para proteger a vida e a propriedade de desastres naturais relacionados ao tempo, ao clima e à água, para salvaguardar o ambiente e para contribuir para o desenvolvimento sustentável.

Serviço
Data: 23/03/2015
Horário: 14h30
Local: Auditório do Sipam, na Av. Lauro Sodré, 6.500 (próximo à Base Aérea de Porto Velho)

Facebook Comments