Hemocentro convoca doadores para aumentar estoque de sangue e plaquetas durante o carnaval

0
480

A Fundação Hemocentro de Rondônia (Fhemeron) atenderá em horário diferenciado durante o período de carnaval. Doadores de plaquetas são convocados em caráter de urgência para atender demandas de pacientes com câncer, em tratamento em Porto Velho; doadores de fatores O+ e O- também.

Jeondson Pereira estava no trabalho quando foi convocado com urgência para doar plaquetas. Motivo: Uma paciente, com câncer, necessita de plaquetas para continuar lutando pela vida. A paciente tem 12 anos e está internada na Oncopediatria do Hospital de Base, em Porto Velho. Para atender suas necessidades, uma força tarefa foi montada e a cada 12 horas ela recebe plaquetas.

“Estou otimista e acredito que vou ajudar salvar essa adolescente”, comenta Jeondson. Doador de sangue desde 1998 e de plaquetas desde 2007,  ele é convocado ao menos uma vez por mês para doar plaquetas. “Eu amo ser doador. É uma satisfação grande poder saber que salvo vidas. Nunca neguei nenhum pedido e sempre estou aqui no hemocentro”, diz orgulhoso.

Quem também faz parte dessa corrente é Italo Alves Duarte. Doador voluntário de sangue, medula óssea e de plaquetas. Segundo ele, sua primeira doação ocorreu aos 18 anos e desde então, nunca mais deixou de frequentar o hemocentro. “Ao menos duas vezes por mês sou convocado para doar plaquetas. Venho com muita alegria em saber que alguém será salvo por meio da minha doação”, diz Duarte.

Italo Alves Duarte

PACIENTES DE ONCOLOGIA

O paciente com câncer necessita de transfusões de plaquetas, que têm vida útil muito curta, de apenas cinco dias. Aí surge a necessidade de mobilizar a população para doação de plaquetas. Para atender as demandas de todos os pacientes, o Hemocentro monta uma força tarefa e convoca doadores aptos para doações de plaquetas, que são elementos do sangue que atuam na coagulação e são de extrema importância para os pacientes que estão com deficiência de plaquetas, ocasionadas também pelo tratamento de quimioterapia, entre outros.

O atendimento no sábado de carnaval será das 8h às 12h; na segunda-feira (16), das 7h às 12h e na Quarta-Feira de Cinas, das 13h às 18h.

Quem pode doar plaquetas?

– Ter entre 18 e 65 anos de idade

– Pesar mais que 50 quilos

– Levar Carteira de Identidade original ou qualquer documento com foto

– Alimentar-se antes da doação, evitando apenas alimentos gordurosos

– Estar em boas condições de saúde

– Ter realizado pelo menos uma doação de sangue

– Ter disponibilidade de pelo menos uma hora e meia para a doação

Mais informações: 0800-642-5744

Fonte
Texto: Lú Braga
Fotos: Bruno Corsino
Decom – Governo de Rondônia