27 C
Porto Velho
segunda-feira, agosto 8, 2022

Buy now

spot_img
spot_img

GUAJARÁ-MIRIM PERDE UM DOS MAIS CARISMÁTICOS PIONEIROS: CHIQUINHO NOGUEIRA

Faleceu neste sábado (23) em Fortaleza onde residia, o eterno “Mão Amiga”, Francisco Nogueira Filho, eleito deputado estadual na 1ª Legislatura do Estado de Rondônia que promulgou a constituição do Estado, e foi prefeito do Município de Guajará-Mirim de 01.01.1989 á 31.12.1992.

 

Chiquinho Nogueira como era carinhosamente conhecido por todos, fazia parte de uma família tradicionalmente de comerciantes, e que ajudou a desenvolver o município de Guajará-Mirim, chegando no final dos  anos 50. Seu primeiro ramo de atividade foi vender pães, logo nascia a padaria avenida. Em seguida vieram para Guajará seus irmãos, José Maria e Antonio Nogueira,  trabalhadores que fazem parte da historia do município de Guajará-Mirim.

Chiquinho Nogueira era um desportista nato e fundou o América Futebol Clube, onde também jogou como lateral esquerdo, e logo com apoio de outros desportistas fundaram a Sociedade Esportiva Perola do Mamoré.

Chiquinho Nogueira era um homem correto nos negócios, muito generoso. Logo os negócios dos irmãos Nogueiras cresceram no município, e fundaram a comercial Fortaleza e o Posto Nogueira. Foram os maiores geradores de empregos na época no município. Os irmãos Nogueiras liderados pelo Chiquinho Nogueira, ajudaram a desenvolver o município.

Chiquinho Nogueira foi o prefeito “Mão Amiga” sua marca registrada. Era extremamente cuidadoso com as finanças, deixou uma marca que até hoje é comentada na Política. Foi o primeiro prefeito  a deixar recursos em caixa e obras de relevância no município, como a duplicação da Avenida 15 de Novembro, até na Avenida Duque de Caxias, onde está construído o que a população descreve como a “bola do prefeito”.

Construiu escolas e mantinha um zelo pelas avenidas e estradas vicinais. Suas contas sempre foram aprovadas com louvor pelo tribunal de contas, fato que não é mais corriqueiro atualmente.

Chiquinho Nogueira foi o líder político da família Nogueira, que depois elegeu, José Mario de Melo o “Dedé de Melo” como deputado estadual por três mandatos consecutivos. Posteriormente, Dedé foi eleito prefeito de Guajará-Mirim  de 28.03.2005 a 31.12.2008. Em seguida,  continuando a representar a família na política o jovem Rodrigo Nogueira, que foi vereador, Secretario Municipal, Superintende do Ministério do Trabalho, Diretor do Detran-RO, Secretario executivo do Ministério do Planejamento no Governo Federal, e outros cargos a nível estadual e federal.

 

Fonte: Portal Guajará

Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,429FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles