Grupo ‘Beradera Companhia de Tatro’ apresenta ‘Lete’ no Palco Giratório nesta quarta-feira (12)

0
440

Nesta quarta-feira (12), o espetáculo a ser apresentado será do grupo rondoniense ‘Beradera Companhia de Teatro’, que trará ao público uma reflexão, retratando a atualidade de Porto Velho e de seus habitantes. A apresentação do gênero drama, tem um total de 60 minutos e iniciará às 20h no Teatro 1 do Sesc. A classificação indicativa é 14 anos, os ingressos podem ser retirados uma hora antes do espetáculo mediante a entrega de 1 kg de alimento não perecível.

Lete, na mitologia grega, é o rio do esquecimento. É ele quem apaga nos homens as suas vidas passadas. Esta peça, que estreou em maio de 2013 – antes da cheia histórica do rio Madeira, que ultrapassou em dois metros a última marca registrada e afogou comunidades ribeirinhas inteiras – reflete, em um ambiente ficcional, sobre os diversos ciclos migratórios que moldaram a cidade de Porto Velho, culminando com o ciclo das usinas hidrelétricas. A peça lança luz sobre as vozes não ouvidas nestes processos econômicos e evidencia a memória que se esvai nas águas velozes e violentas do rio. Quatro atores-narradores se revezam em mais de vinte personagens em uma trama construída sobre cem anos de história concentradas em uma.

A Beradera Companhia de Teatro surgiu em 2013 por ocasião da peça “Lete”, contemplada pelo Prêmio Funarte Myriam Muniz de Teatro 2012. Em 2015, a peça circulou por dez capitais através do projeto “Amazônia das Artes”, do Sesc Nacional. A peça seguinte foi “Saga Beradera”, contemplada pelo Prêmio