Grande Rio é campeã do Carnaval do Rio pela primeira vez

0
32

O Carnaval carioca tem uma nova campeã. Depois de chegar ao vice-campeonato em quatro ocasiões, a Acadêmicos do Grande Rio conquistou, em 2022, seu primeiro título no grupo especial.

A escola da Baixada Fluminense levou à Marquês de Sapucaí o enredo Fala, Majeté! As Sete Chaves de Exu. Com um samba que caiu nas graças do público, um desfile caprichado e uma série de erros de seus concorrentes, o grupo saiu da avenida como favorito.

A apuração das notas ocorreu nesta terça-feira (26/4), a partir das 16h, na Praça da Apoteose, na região central do Rio. O título de vice-campeã ficou com a agremiação Beija-Flor.

A ordem dos quesitos na apuração foi a seguinte: fantasias, harmonia, comissão de frente, samba-enredo, bateria, alegorias e adereços, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, e evolução.

A escola que acabou rebaixada para a série ouro foi a São Clemente.

Do bairro de Botafogo, o grupo homenageou o humorista Paulo Gustavo, que morreu em 2021 devido a complicações decorrentes da Covid-19. Muito penalizada no quesito enredo, a São Clemente também enfrentou diversos problemas durante o seu desfile e precisou correr para não ultrapassar o limite de 70 minutos.

A agremiação estava no grupo especial desde 2012. Agora, retorna ao grupo de acesso depois de uma década e precisará reorganizar sua estrutura para voltar à elite do Carnaval.

Confira a classificação final do Carnaval 2022

1º Acadêmicos do Grande Rio
2º Beija-Flor de Nilópolis
3º Unidos do Viradouro
4º Unidos de Vila Isabel
5º Portela
6º Acadêmicos do Salgueiro
7º Estação Primeira de Mangueira
8º Mocidade Independente de Padre Miguel
9º Unidos da Tijuca
10º Imperatriz Leopoldinense
11º Paraíso do Tuiuti
12º São Clemente

Fonte: Metrópoles