Para fortalecer o desempenho profissional da população, por meio de cursos técnicos gratuitos e oferecidos a toda comunidade, o Governo de Rondônia, por intermédio do Instituto Estadual de Desenvolvimento da Educação Profissional (Idep), está em processo de aquisição de quatro unidades móveis que serão utilizadas na formação em diversas áreas de atuação. Conhecido como “Educação sobre Rodas”, o projeto, está sendo montado e produzido por fábricas nas cidades de São Paulo (SP) e Curitiba (PR).

De acordo com informações do Idep, entre os dias 15 e 18 de março, uma visita técnica foi mobilizada com objetivo de acompanhar de perto o andamento da fabricação das unidades. A presidente do Idep, Adir Josefa de Oliveira, destaca a valorização do projeto. “A ideia de ter uma “Escola sobre Rodas”, ao invés de investir em unidades escolares fixas, limitando o atendimento, neste novo formato traz a facilidade do Governo promover cursos profissionalizantes em vários municípios do Estado.  Contribuindo assim, para o desenvolvimento socioeconômico, por meio da Educação Profissional”.

Os cursos serão gratuitos e voltados às áreas de: panificação e confeitaria (para trabalhar no setor alimentício), imagem pessoal (visando atuar em salões de beleza, espaços de estética, teatro, eventos, etc.), máquinas agrícolas (montagem e manutenção de máquinas pesadas, entre outros) e piscicultura e frigorifico (objetivando qualificar no setor de agroindústria, processamento de pescado, técnicas de cultivo e reprodução de organismos aquáticos, etc.).

Ainda, segundo a presidente do Idep/RO, o início das aulas dependerá da entrega oficial das unidades móveis, prevista para o mês de junho deste ano. “Nossa comissão técnica fará uma análise, definindo o cronograma dos cursos, cuja modalidade de ensino será presencial, devendo cumprir as regras do sistema de distanciamento social controlado em nosso Estado”, explica.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

 

Facebook Comments