A necessidade de integrar informações institucionais relacionadas a projetos voltados à Faixa de Fronteira de Rondônia foi destacada durante reunião entre membros do Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia (Neifro), na sexta-feira (13). Esse foi o primeiro encontro de revisão do Plano de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira de Rondônia (PDIF), desenvolvido pelo governo do estado e entregue ao Ministério da Integração Nacional, em 2012.

Reunião foi realizada na sexta-feira

Reunião foi realizada na sexta-feira pelo Núcleo de Desenvolvimento e Integração da Faixa de Fronteira do estado

Durante a reunião do Grupo de Trabalho, a representante da coordenação do núcleo, instalada na Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Camila Markeline, apresentou o passo a passo do processo de revisão do documento. Entre eles está o levantamento de dados e projetos dentro das secretarias, elaboração da proposta de realinhamento do plano com ações dos municípios, estados e governo federal, e visita aos municípios fronteiriços para levantamento de demandas.

O secretário-executivo do núcleo estadual, Celino Guimarães, lembrou que a revisão do PDIF está prevista no Plano de Desenvolvimento Estadual Sustentável (PDES), documento que aponta eixos estratégicos de investimento para o progresso de Rondônia nos próximos 15 anos.

Estiveram presentes, além da Sepog, representantes das secretarias estaduais de Segurança Pública (Sesdec) e Educação (Seduc); da Superintendência de Desenvolvimento de Rondônia (Suder) e da Federação do Comércio (Fecomércio).

O PLANO

O PDIF é resultado de ação conjunta dos integrantes do Neifro que realizaram levantamento e sistematização dos projetos e programas em execução ou propostos para os municípios da faixa de fronteira.

Foram selecionados aqueles que puderam ser inseridos na política de desenvolvimento macro da região, alinhada com as três

esferas de governos, e voltada aos quatro anseios da população local e com possibilidade de integração com as ações transfronteiriças.


Fonte
Texto: Jane Carla
Fotos: Alda Melo
Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments