Governo implanta Projeto de Trabalho Técnico Social nos municípios contemplados pelo programa “Papel Passado”

0
811

papel-passado-ptts-foto-marcelo-gladson-02

A equipe técnica da Diretoria de Patrimônio do Estado de Rondônia (DIPAT/SUDER), concluiu nesta sexta-feira, mais uma etapa do Projeto de Trabalho Técnico Social (PTTS) dos seis municípios contemplados pelo programa social de regularização fundiária urbana Papel Passado, uma iniciativa do Governo Federal e do Governo Estadual em parceria com os municípios.

A primeira atividade do programa social Papel Passado nos municípios contemplados foi uma reunião realizada com o diretor da DIPAT/SUDER, Antonio Fortunato e equipe tecnica, prefeitura e cartório.

Equipe técnica DIPAT realizou capacitação com funcionários da prefeitura de Machadinho D'Oeste.
Equipe técnica DIPAT realizando capacitação com funcionários da prefeitura de Machadinho D’Oeste.

Nesta segunda etapa que teve inicio em julho, a equipe da DIPAT/SUDER, composta pela assistente social Elenilda Torres, Hannyellen Alecrim (arquiteta urbanista) e Marcelo Gladson (comunicação), reuniu-se com equipe técnica dos municípios para criação de cronograma de atendimento aos pretensos beneficiários do programa Papel Passado, alem de realizar com os servidores municipais, capacitação para implantação de medidas técnicas e estratégicas administrativas necessárias a inclusão no cadastro único (CADUNICO) das famílias de baixa renda que serão beneficiadas pelo programa social.

A dona Maria de Fátima Evangelista, de 62 anos, moradora do bairro Bom Futuro, no município de Machadinho D’Oeste, não vê a hora de chegar o dia para receber o título urbano definitivo em seu nome e registrado em cartório. “Nessa altura do campeonato, será um sonho realizado ser dona de fato e de direito da minha casa”, disse rindo dona Evangelista.

Em Rondônia, a meta é regularizar 7.997 lotes nos municípios de Castanheiras, Corumbiara, Guajará-Mirim, Machadinho do Oeste, Nova Mamoré e São Miguel do Guaporé.

A arquiteta Hannyellen Alecrim e a assistente social Elenilda Torres faz mobilizações nas escolas sobre o programa Papel Passado
A arquiteta Hannyellen Alecrim e a assistente social Elenilda Torres fazendo mobilizações nas escolas sobre o programa Papel Passado

Dois seis municípios contemplados, em quatro deles os técnicos da DIPAT/SUDER realizaram mobilização nos bairros, escolas, posto de saúde e veículos de comunicação local para reuniões com os moradores, estimulando a participação da populaçao em todas as etapas do projeto.

Nos municípios de São Miguel do Guaporé e Castanheiras não foi possível realizar a reunião com os moradores por motivos técnicos. “Assim que possível a equipe estará retornando a esses dois municipios para realizar a reuniao com a comunidade, pois o objetivo é divulgar ao publico alvo o início do processo de regularizaçao fundiária nos bairros e apresentação dos requisitos necessarios a adesão do programa”, finalizou a assistente social Elenilda Torres

Texto e fotos Marcelo Gladson