33 C
Porto Velho
sexta-feira, agosto 12, 2022

Buy now

spot_img
spot_img

Governo entrega ambulância para atender população de União Bandeirantes, dentro do programa de apoio aos municípios

O governo de Rondônia, através da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), entregou na manhã deste segunda-feira (4), uma ambulância de média complexidade para a prefeitura de Porto Velho. O veículo – com tração nas quatro roas – vai atender à população do distrito de União Bandeirantes, distante cerca de 100 quilômetros de Porto Velho.

A entrega faz parte do programa de apoio aos municípios implantado pelo governo de Rondônia, que tem como objetivo fortalecer a porta de entrada do Sistema Único de Saúde (SUS), desafogando as unidades de alta complexidade do Estado.

No total, R$ 170 mil foram investidos na aquisição da ambulância. Os recursos são frutos de emendar parlamentar feita pelo deputado estadual Ribamar Araújo.

O secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, destacou o compromisso do governo de Rondônia em apoiar os municípios. Pimentel cobrou maior resolutividade da prefeitura de Porto Velho nos atendimentos de baixa complexidade, e apoio a proposta defendida pelo atual secretário municipal de Saúde de Porto Velho, Orlando Ramirez, de estruturar uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na região de Jaci-Paraná, como estratégia de atendimento 24 horas.

Pimentel destacou a importância da descentralização citando como exemplo o Hospital Regional de Extrema. A unidade de saúde, segundo dados da Sesau, realiza 17 procedimentos cirúrgicos por dia.

Comprovando a estratégia do governo de Rondônia de descentralizar o atendimento da área de alta complexidade em Rondônia, com a implantação do complexo de Cacoal – formado pelo Hospital Regional de Cacoal (HRC) e unidade do Hospital de Emergência e Urgência de Rondônia (Heuro) -, o secretário estadual de Saúde, Williames Pimentel, comemorou no fim de agosto a quinta captação de rim realizada no Heuro neste ano.

O procedimento foi realizado no na primeira quinzena de agosto deste ano, pela equipe de Central de Captação e Transplantes de Órgão do Hospital de Base Ary Pinheiro – referência no atendimento de alta complexidade e transplantes no Estado.  As máquinas de as duas máquinas de perfusão renal adquiridas recentemente pelo Governo de Rondônia foram utilizadas no procedimento, um salto de qualidade na captação de órgãos no Estado, avalia o secretário Pimentel.

Leia mais:

Policlínica Oswaldo Cruz, em Porto Velho, oferece tratamento e encaminhamento para cirurgia bariátrica

Unidade de Assistência Médica Intensiva, em Porto Velho, adequa quadro de servidores após concurso público


Fonte
Texto: Zacarias Pena Verde
Fotos: Ítalo Ricardo
Secom – Governo de Rondônia

Related Articles

REDES SOCIAIS

0FansLike
3,431FollowersFollow
0SubscribersSubscribe
- Advertisement -

Latest Articles