Governo de Rondônia estará presente na Intermodal South América 2018

0
689

O Governo de Rondônia vai estar presente no maior evento de logística, transporte de cargas e comércio exterior da América Latina. A Intermodal South América 2018, que acontecerá nos dias 13 a 15 deste mês, na São Paulo Expo, na capital paulista.

O evento é promovido pela UBM Brazil e tem como objetivo mostrar para o mundo novos produtos, tecnologias e serviços (28%), atualizar-se sobre as melhores práticas e tendências mundiais e estabelecer novas relações comerciais de embarcações de carga, transporte, logística, armazéns e serviços de importação e exportação.

A Superintendência Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi) e da Sociedade de Portos e Hidrovia (SOPH/RO) vão estar com o stand do Governo para mostrar as peculiaridades de Rondônia, projetando o personagem principal da rota comercial do Arco Norte, para oportunizar a empresários e investidores visionários a oportunidade de antecipar-se à realização dos fatos e tornar-se um ator principal na promoção do desenvolvimento do país.

O complexo portuário de Porto Velho movimentou em 2017 aproximadamente R$ 14 milhões em cargas, principalmente grãos e derivados de petróleo, segundo a Federação Nacional das Empresas de Navegação Aquaviária (Fenavega). Dos 18 portos da capital, foi no Porto Público que ocorreu a maior movimentação: cerca de R$ 2,5 milhões em cargas, aproximadamente 85% grãos. Também é expressiva a circulação de carnes e madeiras. A boa movimentação é reflexo da mobilização do governo de Rondônia para que o porto recebesse investimentos.

Em 2017, a Sociedade de Portos e Hidrovias juntamente com equipe de planejamento estratégico do governo de Rondônia construíram o projeto de revitalização e modernização da gestão do porto. Entre as medidas, houve a implantação do monitoramento eletrônico e do Sistema Eletrônico de Informação (SEI).

De acordo com o Superintendente Estadual de Desenvolvimento Econômico e Infraestrutura (Sedi), Basílio Leandro de Oliveria, o recurso da participação do Governo de Rondônia na Intermodal é FIDER aprovado pelo Conselho de Desenvolvimento do Estado de Rondônia (Conder).

Texto Marcelo Gladson, Rafaela Schuindt e Vanessa Moura

Foto Rafaela Schuindt