No início desta semana o Governo de Rondônia, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) entregou aos municípios da Região do Café uma nova remessa de cilindros de oxigênio enviadas pelo Governo Federal. O Estado busca dar o suporte aos municípios neste período de pandemia e se antecipando a uma possível falta de oxigênio, intermediando junto ao Ministério da Saúde o envio deste insumo para abastecer as unidades hospitalares municipais.

A solicitação do Estado tem sido atendida e diversas remessas de isotanques e cilindros de oxigênio tem chegado a Rondônia, sendo distribuídos de forma imediata às prefeituras do Estado. Na terça-feira, (30), sete cilindros foram entregues em Pimenta Bueno, sendo utilizados na rede municipal de saúde. “Os cilindros já estão no Hospital e Maternidade Municipal Ana Neta e contribuem significativamente no sentido de aumentar a capacidade de atendimentos. Com o enfrentamento à Covid-19, o consumo de oxigênio aumentou bastante e esse suporte tem sido fundamental”, explica a secretária de Saúde, Marineide Gourlat Mariano.

De acordo com o prefeito de Pimenta Bueno, Arismar Araújo, o apoio do Governo de Rondônia tem sido importante para a saúde pública do município. “Essa parceria tem sido fantástica, além dos cilindros, o Estado tem dado todo o apoio, por exemplo: o transporte aéreo para os nossos pacientes. Nossa expectativa aumentou com o anúncio da compra de 1 milhão de doses vacinas, feito pelo governador Marcos Rocha. Isso acalmou os municípios”, destacou o prefeito.

Em Cacoal, o oxigênio distribuído pelo Governo de Rondônia nesta nova remessa também  já está à disposição do Hospital de Campanha. Doze cilindros foram destinados ao município. “A gente fica muito satisfeito com essa iniciativa do Estado, de se antecipar a uma possível escassez de oxigênio e agir, junto ao Governo Federal, par atender as unidades hospitalares municipais”, destacou o secretário regional do Governo, José Moura.

Nos dias 29 e 30 de março, os municípios que integram a Região do Café foram atendidos com uma nova remessa enviada pelo Ministério da Saúde. Além dos doze cilindros entregues em Cacoal e sete em Pimenta Bueno, Governo de Rondônia realizou a entrega de sete cilindros de oxigênio para São Felipe do Oeste, cinco para Ministro Andreazza, cinco para Primavera de Rondônia, cinco para Espigão do Oeste e seis para Parecis.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments