Governo designa força tarefa para o Hospital Regional de Guajará-Mirim; prazo é de 30 dias

0
579
Governador Confúcio Moura fala sobre força tarefa
Governador Confúcio Moura fala sobre força tarefa
Governador Confúcio Moura fala sobre força tarefa

O governador Confúcio Moura decretou, nesta segunda-feira (9), uma Força Tarefa para atuar no Hospital Municipal Perpétuo Socorro, em Guajará-Mirim. O secretário adjunto da Saúde, Luiz Eduardo Maiorquim, foi designado para coordenar uma comissão formada por seis técnicos do Estado para trabalhar em conjunto com o município, com o objetivo de reestruturar a saúde em Guajará-Mirim. “O centro cirúrgico que estava parado por falta de equipamentos já voltou a funcionar, os nossos técnicos passaram a noite toda trabalhando para deixar tudo pronto”, afirmou o governador.

A comissão tem 30 dias para realizar o trabalho, um dos gargalos já foi identificado pela equipe técnica: muitos atendimentos que deveriam ser feitos na saúde básica, ou seja, nos postos de saúde, vão parar no Hospital Regional que deveria atender os casos de média e alta complexidade. “Ao controlar esse fluxo de forma correta, canalizando o atendimento da forma que deve ser feita, vai diminuir bastante a carga no hospital” afirmou o governador.

Confúcio Moura disse que o Estado não tem interesse em intervir na gestão municipal, ressaltando que o Estado é um parceiro, está trabalhando em conjunto com o município de Guajará-Mirim para resolver o problema da saúde, assim como tem feito em outros municípios. O governador afirmou que o maior problema é a falta de médicos. Devido a distância e a Rodovia BR-425 que dá acesso à cidade estar em péssimas condições os médicos acabam por abandonar o trabalho em Guajará-Mirim, pois o custo  torna-se alto para o profissional.

A intenção do governador é buscar uma forma legal, para oferecer um salário diferenciado para os médicos que virem trabalhar na cidade. “O salário tem que ser bom para atrair o profissional, para que se sinta motivado”, ressaltou. O governo de Rondônia também poderá viabilizar transporte aéreo para garantir que os médicos cumpram seus plantões no hospital.

Secretário Williames Pimentel detalha parceria com município

“Toda vez que buscamos ajuda do Estado o governador Confúcio Moura e o secretário Williames Pimentel sempre nos atendeu, sempre nos ajudou”, afirma o prefeito Dulcio Mendes. O prefeito de Guajará relata que o governo de Rondônia não tem medido esforços no intuito de contratar profissionais para suprir a necessidade do Hospital Regional.

O governo do Estado não desampara os municípios que necessitam de ajuda, principalmente na saúde, afirmou o secretário Williames Pimentel.  “De 2011 para cá, o governo de Rondônia já investiu mais de R$ 10 milhões na saúde do município de Guajará-Mirim”, disse. Pimentel citou o convênio em que o Estado assumiu a folha de pagamento dos funcionários do hospital, investimento na obra de reforma da unidade, custeio de medicamentos entre outros investimentos.

Williames Pimental  lembrou que em dezembro do ano passado o município ficou sem anestesistas, gerando crise no atendimento. O Estado resolveu o problema contratando profissionais por um período de 90 dias a um custo de R$ 200 mil por mês.

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Daiane Mendonça
Decom – Governo de Rondônia