As demandas na área de urgência e emergência serão em Cacoal serão assumidas pelo governo do estado

As demandas na área de urgência e emergência serão  em Cacoal serão assumidas pelo governo do estado
As demandas na área de urgência e emergência serão em Cacoal serão assumidas pelo governo do estado

O governo do Rondônia vai assumir os serviços de urgência e emergência do município de Cacoal até que as obras da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) sejam concluídas. Os detalhes da transferência da gestão neste setor foram tratados nesta terça-feira (10) pelo governador Confúcio Moura e o prefeito Padre Franco Vialetto.  A assistência à população será centralizada no Hospital Daniel Comboni.

O apoio à área de saúde dominou parte da agenda que o governador cumpriu no município. O secretário de estado da Saúde, Williames Pimentel, e o adjunto Luiz Maioirquim participaram de reuniões para pormenorizar o acordo.

O prefeito de Cacoal, Padre Franco, foi informado sobre como ocorrerá a transferência de gestão da Unidade Mista de Cacoal, que funciona no Hospital Daniel Comboni, e os benefícios que serão proporcionados pelo Governo de Rondõnia à área de saúde no município. O prefeito disse que conta com a ajuda do estado e recebeu a garantia de que a população não ficará desassistida.

PRUDÊNCIA

“Vamos fazer esta transição com toda prudência. Atenderemos até que o município tenha sua UPA e possa arcar totalmente com sua parte. Estamos dispostos a colaborar”, afirmou Confúcio Moura.

Outra deficiência do município, a carência de leitos de UTI Infantil, também será sanada. Até março, sete unidades serão implantadas até o total de 10. A instalação acompanhará  o início da residência médica no Hospital Regional de Cacoal, que formará quatro pediatras, dois cirurgiões gerais e dois clínicos médicos.

As demandas da área de saúde também foram debatidas com o diretor geral do Hospital Regional, Marco Aurélio Vasques, e com o secretário regional de Cacoal, Carlos Prado.

 Fonte

Texto: Santiago Roa Junior – Assessoria HRC
Fotos: Giliane Perin
Decom – Governo de Rondônia

Facebook Comments