A semana iniciou Rosa e Lilás no governo de Rondônia. Nesta segunda-feira (14) o Palácio Rio Madeira ficou tomado pelas cores que representam a luta contra o câncer de Mama e Colo de útero e de combate à sífilis. A solenidade de abertura contou com a adesão de todas as secretarias do Estado. Centenas de servidores, em especial as mulheres vieram com as cores da campanha e usaram o laço rosa, símbolo internacional da campanha de prevenção.

O hino de Rondônia marcou o início da solenidade de abertura e a prevenção foi a palavra mais citada do início ao fim. As falas do governador coronel Marcos Rocha e da primeira-dama Luana Rocha foram marcadas de emoção. Luana Rocha revelou ter enfrentado casos de câncer na família e motivou as servidoras sobre a importância dos exames preventivos.

Vários pontos da cidade vão receber equipes do governo e do município, uma ação conjunta em prol da saúde de Rondônia. “Temos buscado sensibilizar a população sobre a importância da prevenção. Já nesta segunda-feira estaremos realizando uma ação integrada no Orgulho do Madeira, com exames de mamografia, papanicolau, além da entrega de preservativos. A ação conta ainda com parcerias da Seduc, da Seas, secretarias municipais e de ongs”  acrescentou a diretora da Agevisa, Ana Flora Gerhardt.

O câncer de mama e o de colo de útero estão entre os três tipos que mais matam mulheres no mundo. O sintomas iniciais de câncer de mama incluem aparecimento de caroço ou nódulo nas mamas. Já o câncer de colo de útero apresenta como sintomas corrimento vaginal, sangramentos sem explicação entre outros sintomas.

O evento também contou com a presença da secretária adjunta Liana Almeida (Seas), além dos demais representantes das secretarias estaduais de Saúde, Fernando Máximo (Sesau), de Educação, Suamy Vivecananda (Seduc), da Agência Estadual de Vigilância em Saúde, Ana Flora Gerhardt (Agevisa).

Facebook Comments