Governadores pressionam Bolsonaro pela compra de mais doses da Coronavac

Governadores de vários estados do país se uniram para pressionar o presidente Jair Bolsonaro a garantir a compra de mais vacinas contra a covid-19. A ideia é que o Governo Federal negocie 54 milhões de doses adicionais da vacina Coronavac produzidas pelo Instituto Butantan.

Na quinta-feira (29), uma comissão de governadores apresentou um documento pedindo que caso o Ministério da Saúde não adquira o lote, que libere os estados para efetuar a compra direta com o Instituto. O governo ainda não se posicionou sobre o pedido.

A preocupação é motivada pela falta de previsão da chegada e distribuição de novas doses, em um momento que estados da Região Norte (Amazonas, Pará e Rondônia), enfrentam a segunda onda da covid-19.

Há algumas semanas, Manaus sofreu um verdadeiro colapso nos hospitais com a falta de oxigênio, o que levou à morte de muitas pessoas. Com o inchaço no sistema de saúde, o Amazonas precisou transferir pacientes para vários estados.

Rondônia está enfrentando a mesma situação e o Pará já registra lotação máxima de leitos em seus hospitais de decretou medidas restritivas mais rígidas nessa quinta-feira (28).

Fonte: Portal do Holanda

Facebook Comments