Governador visita obras do Instituto Abaitará em Pimenta Bueno; investimentos são de R$ 4 milhões

0
806

ABAITARA-E-PARECIS-DER-12-08-15-18-570x380Após ser recebido por autoridades, lideranças e empresários, nessa quarta-feira (12), no Aeroporto Euflávio Odilon Ribeiro de Pimenta Bueno, o governador Confúcio Moura atendeu algumas pessoas e seguiu para o Instituto Estadual de Educação Rural Abaitará, no Km 32 da RO-010, zona rural, onde visitou a instituição e as obras que estão em andamento.

Sempre que o governador Confúcio Moura tem agenda de trabalho na região, faz questão de visitar o Instituto Abaitará para conversar com a direção, professores e alunos; e ao mesmo tempo acompanhar as obras de infraestrutura que estão em andamento, como a quadra poliesportiva coberta, o prédio do aviário, onde serão criadas aves para o abate e poedeiras.

O projeto de ampliação do Instituto contempla, ainda, uma pocilga, um curral para manejo dos bovinos e um aprisco para implantação de aulas teóricas e práticas sobre manejo de carneiros – animal que se adaptou bem ao clima de Rondônia e tem boa aceitação no mercado consumidor, sendo muito lucrativo para o pequeno produtor rural; além de dois alojamentos com capacidade para atender a 36 alunos, cada um.

O governo do Estado está investindo cerca de R$ 4 milhões no Abaitará, única instituição pública em Rondônia direcionada ao filho do produtor rural. “Nossa intenção é qualificar o filho do produtor para que ele possa aplicar toda essa tecnologia na propriedade de sua família, e assim ajudar os pais a tratar o sítio como uma empresa”, disse o governador.

A diretora Eliana Cristina Faria disse que o Instituto Abaitará irá formar neste ano duas turmas, e que no mês de setembro irá abrir processo seletivo para 120 vagas. Ela informou também que tem visitado os prefeitos dos municípios da região pedindo para que viabilizem ônibus para transportar os alunos/candidatos a fazerem a prova seletiva. Hoje o instituto atende a alunos de 15 dos 52 municípios rondonienses.

Fonte
Texto: Eleni Caetano
Fotos: Bruno Corsino
Decom – Governo de Rondônia