Governador fala a embaixadores em Brasília sobre potencialidades de Rondônia

0
614

O governador Confúcio Moura fará nesta quarta-feira (6) palestra expositiva sobre as potencialidades de Rondônia para um grupo seleto de autoridades estrangeiras, em Brasília, na solenidade de pré-lançamento da 5ª Rondônia Rural Show, que será realizada de 25 a 28 de maio em Ji-Paraná. Está confirmada a presença de embaixadores e representantes de mais de 20 países, entre eles Rússia, Alemanha, França, Kwait, Peru, Argentina, Guatemala, Guiné Bissau, Dinamarca, Holanda, todos os países baixos, entre outros.

Proprietários devem vacinar o gado

Rondônia tem 13 milhões de cabeças de gado no pasto, e registra 2,4 milhões de abates ao ano

Segundo a técnica Alisângela Lima, da Superintendência Estadual do Desenvolvimento de Rondônia (Suder), que coordena os trabalhos em Brasília, o evento será realizado no auditório da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), das 15h às 18h, e vai reunir praticamente todos os embaixadores estrangeiros e chefes de departamentos consulares sediados na Capital Federal. Eles vão ter a oportunidade de conhecer as potencialidades de Rondônia por meio de palestra e da exposição de seus principais produtos.

O governador Confúcio Moura, além de apresentar a capacidade produtiva do estado, de grãos e carne, vai demonstrar aos convidados estrangeiros a metodologia de produção rondoniense que privilegia a prática sustentável nas lavouras e na pecuária, que tem resultado na diminuição das derrubadas de novas áreas de plantio e num aumento considerável da produtividade estadual. O governador vai explicar que Rondônia tem importantes investimentos para incentivar no setor produtivo, que incluem a produção local e a distribuição de calcário e a orientação direta no campo, sobre técnicas de manejo e de uso racional e sustentável dos recursos naturais, o que vem sendo feito ao longo dos anos por técnicos e especialistas da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Rondônia (Emater).

EXPOSIÇÃO E PRODUÇÃO

Confúcio Moura vai falar do orgulho rondoniense de ser, proporcionalmente, um dos principais expoentes da produção de grãos do Brasil, com o predomínio da soja, milho, café e arroz, que estima uma colheita para a safra de 2015/2016 de 1,605 milhão de toneladas, números que aliados à qualidade da produção coloca o estado entre os principais exportadores do País, e que por isso exige ser conhecido pelo mundo todo.

13 MILHÕES DE CABEÇAS DE GADO

O governador também vai falar especialmente da carne rondoniense, que já está na mesa de americanos, asiáticos e europeus, e que deve ampliar ainda mais seu mercado exportador. Segundo ele, o estado produz atualmente 620 mil toneladas de carne (com osso) com o abate anual de pouco mais de 2,4 milhões cabeças.

Confúcio Moura salientará aos embaixadores e à plateia de Brasília, que Rondônia tem uma carne de excelente qualidade, com 13 milhões de cabeças de gado criadas no pasto e em condições sanitárias exemplares, que tem elevado a procura pelos produtos e subprodutos da bovinocultura do estado.

O governador fará também uma exposição sobre a produção de pescado de Rondônia que, assim como os demais produtos, será exposta na solenidade – vai haver degustação com pratos especiais de pirarucu, tambaqui, e também da picanha bovina.

O pré-lançamento da 5ª Rondônia Rural Show em Brasília tem o apoio e a parceria de órgãos do governo rondoniense e de entidades representativas, como a Federação o Comércio de Rondônia (Fecomércio), Serviço Brasileiro de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae), Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (Fiero), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Rondônia (Faperon) e Banco do Povo.


Fonte
Texto: Cleuber R Pereira
Fotos: Secom
Secom – Governo de Rondônia