Governador exonera Etelvina da Costa e Marcus Rito é nomeado novo secretário de Justiça

O governador Marcos Rocha exonerou, a pedido, a secretária de Justiça de Rondônia, Etelvina da Costa, que estava no cargo desde janeiro de 2019, quando Rocha assumiu o mandato. A exoneração foi publicada em uma edição suplementar do Diário Oficial do Estado (Diof), de 2 de março de 2020.

Na mesma edição suplementar do Diof, o governador nomeou Marcus Castelo Branco Alves Semeraro Rito como o novo secretário da Sejus-RO.

Etelvina da Costa é agente penitenciária e, até início de 2019, estava lotada na região central do estado. Ela tem formação em Direito, ocorrida no ano de 2011, em Ji-Paraná (RO).

Segundo a Sejus, Etelvina deixa o cargo com um legado de projetos e sem nenhuma rebelião registrada no sistema prisional em 2019 e início de 2020, período de sua gestão como secretária.

Segundo o governo, Marcus Rito não é de Rondônia e já ocupou o cargo de coordenador-Geral de Alternativas Penais do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

Durante visita ao estado em 2017, Rito elogiou o sistema prisional de Rondônia, pois, à época, o estado foi o único da federação a solicitar a “utilização dos recursos do fundo a fundo para implantar um Novo Modelo de Gestão Prisional com base nas diretrizes traçadas pelo Depen”.