Governador Confúcio Moura inicia atividades no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho

0
1836

CPA2O governador Confúcio Moura começou a despachar na terça-feira (21), do Palácio Rio Madeira, complexo de cinco prédios que substitui a antiga Esplanada das Secretarias, localizado na avenida Farqhuar, entre as ruas Pio XII e Padre Chiquinho, bairro Pedrinhas, em Porto Velho. O primeiro compromisso da agenda foi com o grão-mestre da Grande Loja Maçônica de Rondônia (Glomaron), Juscelino Moraes do Amaral, e em seguida com o Comitê de Prevenção e Combate à Tortura do Estado de Rondônia.

Construído em 1954, o Palácio Presidente Vargas, que passou por completa reforma em 2008, será transformado em Museu da Memória de Rondônia, mas até que isso aconteça o governador pretende cumprir agenda com alguma assiduidade no local. Ele cogita fazer isso toda semana.

“Pretendemos fazer lá algumas agendas, com visitantes, prefeitos. Estando lá, o prédio permanece bem cuidado até que façamos a licitação do projeto do Museu. Quando começar a efetiva instalação dele nos afastaremos. Manter alguma rotina lá evita, no nosso entendimento, que o prédio seja relegado, sucateado ou depredado. Esse cuidado é para chamar atenção das pessoas que é preciso zelar o prédio”, disse Confúcio Moura após concluir a reunião da Agenda Integrada de Resultados (Agir), instância de acompanhamento presencial dos resultados dos programas estruturantes e projetos prioritários do governo, no final do dia.

O governador disse, ainda, que o Palácio Presidente Vargas é um “prédio histórico maravilhoso, toda história de Rondônia foi ali assinada, lavrada, todos os grandes temas foram discutidos e nele todos os nossos governadores despacharam”.

O gabinete do governador está localizado no 9º andar do prédio central, o maior dos cinco edifícios que compõem o Complexo Rio Madeira, com espaço na parte superior para residência oficial do chefe do Poder Executivo. Este prédio é denominado Rio Pacaas Novos, e já abriga a Vice-Governadoria e a Casa Militar no 8º andar; a Superintendência de Gestão de Suprimentos, Logística e Gastos Públicos Essenciais (Sugespe) e Coordenadoria Técnica-Legislativa (Cotel), no 7º andar e a Superintendência de Comunicação (Secom), no 6º andar.

O governador pretende promover ato de inauguração do Complexo Rio Madeira em agosto. “Vamos chamar todos os funcionários, numa manhã aqui e fazer um ato, fixar a placa de inauguração, fazendo referência ao governador que projetou o prédio, o senador Cassol. Vou convidá-lo pessoalmente para participar deste ano, para ser aplaudido pela iniciativa dele”, declarou Confúcio Moura.

Indagado se utilizará a residência planejada na parte superior do prédio, o governador tem outros planos: “Vamos deixar lá, vazio, esperando melhor destinação para este espaço. Pensei numa academia, centro de saúde para os servidores, gabinete odontológico, um restaurante, mas não chegamos ainda à conclusão de qual seria o melhor proveito daquela área maravilhosa.  Com a equipe, a gente vai achar uma sugestão definitiva de algo importante para ser instalado lá em cima.”

 Fonte

Texto: DECOM
Fotos: Esio Mendes
Decom – Governo de Rondônia