Governador apresenta planejamento para ações realizadas e que serão desenvolvidas este ano

0
167

A implementação de mais escolas militares no Estado, interesses de instalação de novas indústrias que irão impulsionar a geração de empregos, infraestrutura das estradas, novo Hospital de Emergência e Urgência, bem como ações que serão desenvolvidas este ano foram detalhadas pelo governador de Rondônia, coronel Marcos Rocha, durante entrevista exclusiva ao programa Direto da Redação, do jornal eletrônico  News Rondônia, ancorado pelo jornalista Carlos Caldeira.

E entrevista aconteceu no final da tarde de quarta-feira, 22, com a participação de internautas que interagiram lançando as perguntas para o governador. Por mais de uma hora de exibição, o programa Direto da Redação ouviu do chefe do Executivo Estadual os resultados positivos alcançados no ano passado. Marcos Rocha fez projeções para 2020 com ações planejadas. Para este ano, o governo terá o orçamento de R$ 8,5 bilhões, ou seja, um acréscimo de 4,27% em relação ao orçamento aprovado em 2018.

Marcos Rocha deixou claro durante todo o programa que para este ano várias ações estão sendo planejadas, principalmente para alavancar a geração de emprego; bem como nas áreas de saúde, educação, segurança e em atividades estratégicas que vão ao encontro do desenvolvimento do Estado.

O governador abriu a rodada de perguntas enfatizando a solidez nas finanças do Estado, enaltecendo que 2019 ficou marcado pelo rigor no controle das despesas, permitindo o cumprimento das metas fiscais, o que deixou Rondônia nas primeiras colocações no ranking de Competitividade dos Estados no pilar Solidez Fiscal. “Todos os Poderes trabalharam empenhados e em conjunto para reduzir custos”, argumentou Marcos Rocha.

O governador também teceu informações sobre as BR´s 364 e 319 e comentou a preocupação do presidente da República, Jair Bolsonaro, quanto essas rodovias, principalmente a que liga Porto Velho a Manaus (AM) definindo como de grande importância para  integração do Brasil. “O governo Federal vem trabalhando com primazia. O presidente Bolsonaro  está extremamente empenhado e ajudando bastante todos os estados assim como Rondônia. Sabemos que não dá para fazer tudo em um ano”, disse o governador lembrando que o presidente Bolsonaro já confirmou participará da Rondônia Rural Show que, inclusive, este ano terá outras novidades.

Ainda no assunto de recuperação de estradas, Marcos Rocha aproveitou para elencar os avanços na recuperação desencadeada pelo Departamento de Estrada de Rodagem (DER). “Estávamos com 12% das máquinas em funcionamento assim que assumimos o governo. Então nós trabalhamos para recuperar as máquinas e recuperamos em torno de 90%. Mesmo durante as chuvas estamos mexendo e trabalhando, ou seja,  mostramos que é possível fazer sim”, argumentou o governador mencionando também a  Estrada do Belmont considerada de extrema importante para o Estado e que tem recebido total atenção do Governo do Estado.

Ao ser questionado sobre a Saúde, o governador demonstrou um grande otimismo pelas ações já implementadas e outras que estão por vir, a exemplo da construção do novo Hospital de Emergência e Urgência (Heuro). Marcos Rocha citou o mutirão de cirurgia catarata e colocou 2020 como o marco para o início da construção do Heuro que será construído para dar mais dignidade a população e superar os problemas que há anos são enfrentados no João Paulo II.

E ainda estão previstas, conforme planejamento do governo, a reforma das Unidades Hospitalares, implantação da regulação de leitos.

Quanto ao Heuro, o governador antecipou que foi sugerido pelo Executivo o modelo Buitt to Suit – BTS (construir para servir) que irá permitir que seja construído de forma mais rápida, menos burocrática e com transparência maior de gasto de recurso público. Antes de encerrar os comentários sobre a Saúde, Marcos Rocha destacou que o novo Heuro será construído em outro local, uma vez que o antigo projeto, que inclusive foi iniciado, não suportaria a nova estrutura do Heuro. Porém, o governador enfatizou que o objetivo é utilizar o espaço – antes destinados para o novo hospital –  será utilizado para a construção de uma unidade de urgência e emergência infantil.

Antes de encerrar a entrevista, o governador fez uma rápida explanação em temas importantes, como o interesse de 5 indústrias que manifestaram interesse em se instalarem em Rondônia, citando como exemplo uma Usina de Etanol que pode gerar mais de mil empregos e refletir diretamente na redução do combustível no Estado.

Por fim, o governador enfatizou sobre a instalação de novas escolas cívico-militares e que estarão funcionando em 2020. As escolas vão funcionar com profissionais da Polícia Militar de Rondônia e do Corpo de Bombeiros, ou seja, readaptadas para adotar o modelo dos colégios militares.

Fonte:Secom