No Dia Mundial de Higiene das Mãos, em 5 de maio, um desafio foi lançado junto aos servidores do Hospital Regional de Cacoal. A “Gincana HRC 2021” teve como objetivo incentivar todos os setores do hospital a produzir conteúdos audiovisuais voltados à importância da limpeza das mãos e sua correta higienização. Um gesto simples, mas essencial na prevenção às infecções hospitalares.

A gincana, que a princípio tinha o objetivo de conscientizar os servidores e colaboradores da Saúde, ultrapassou barreiras e se tornou uma importante ferramenta de conscientização também para a comunidade. No dia 18 de maio, os vídeos produzidos foram publicados no canal do Núcleo de Educação Permanente do Hospital Regional de Cacoal (NEP HRC) no Youtube e já somam mais de 24 mil visualizações.

“A gincana busca mobilizar e engajar os servidores na importância da lavagem das mãos para a prevenção de infecção hospitalar. Um ato simples que pode salvar vidas. Por meio dos vídeos, buscamos difundir essa mensagem para outros servidores e para toda a sociedade. Sete setores estão participando dessa gincana, uma ação que também tem proporcionado o envolvimento e a união das equipes e dos servidores”, ressalta a diretora do Hospital Regional, Elizângela Lopes.

O que começou como uma disputa interna superou todas as expectativas e tem alcançado milhares de pessoas. Ao final da gincana, os vídeos mais populares serão os vencedores, garantindo um prêmio especial para o setor onde trabalham no Hospital Regional de Cacoal. Os vencedores devem somar o maior número de pontos, sendo levado em consideração o total de curtidas e o cumprimento às regras para a produção dos vídeos.

Entraram na disputa equipes da Hemodiálise, das três Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), da Clínica Covid-19, do ambulatório e até mesmo a equipe da Assessoria Jurídica do HRC. Nos vídeos, com duração máxima de três minutos, cada equipe precisava ser criativa, envolver a maior parte do setor onde atuam e abordar os momentos e a técnica correta para higiene das mãos. A iniciativa é uma parceria entre o Núcleo de Educação Permanente (NEP), o Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e a Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH).

Os vídeos ficarão disponíveis no canal do NEP HRC até o dia 27 de maio. Até lá, com o objetivo de somar pontos, os próprios servidores têm feito um trabalho de extrema relevância divulgando e compartilhando informações importantes neste período de pandemia. A correta higienização das mãos é uma medida de prevenção ao novo coronavírus.

“O Governo tem incentivado a realização de atividades que promovam a interação entre todos os setores da Administração Pública Estadual e a comunidade. Aproveitando um momento tão relevante, resolvemos realizar esta gincana. O objetivo é animar e desafiar nossas equipes e servidores e, ao mesmo tempo, levar conhecimento à população”, destacou o diretor do Complexo Hospitalar Regional de Cacoal, João Henrique Paulo Gomes.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments