Rondônia desponta entre as grandes lideranças nacionais. Pela primeira vez, um representante do Estado assume o cargo de vice-presidente da Associação Brasileira das Entidades de Assistência Técnica e Extensão Rural (Asbraer). O diretor-presidente da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), Luciano Brandão, tomou posse oficialmente, na quarta-feira (5) para o mandato que vai até 30 de abril de 2023.

A Asbraer é uma organização independente, apartidária e sem fins lucrativos, que mantém ativa a integração e o intercâmbio das 27 entidades estaduais de assistência técnica e extensão rural (Ater) do país afiliadas, assegurando a inserção de seus serviços na agenda nacional e em defesa de um modelo de desenvolvimento social justo, economicamente viável e ambientalmente sustentável.

Luciano ocupava o cargo de vice-presidente da Asbraer para a região Norte para o biênio 2019-2021, cargo esse que chegou a ser ocupado por outros presidentes da Emater-RO, mas o cargo de vice-presidente nacional da entidade não havia sido ocupado ainda por um representante de Rondônia.

A eleição foi realizada em 24 de fevereiro, durante a 59ª Assembleia Geral da Asbraer, onde Nivaldo Moreno Magalhaes, diretor-presidente da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer-PB), foi eleito presidente para o biênio 2021-2023. Na ocasião também foram eleitos os vice-presidentes das cinco regiões do país e os membros do conselho fiscal da entidade.

A perspectiva é que, com um representante do Estado na diretoria nacional da Asbraer, os serviços de Ater possam ser intensificados. Pedro Arraes, diretor do Departamento de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Dater/Mapa) e que participou da Assembleia, levou a mensagem da Ministra Teresa Cristina, dizendo que o ministério tem trabalhado em uma chamada para residência agrícola da Ater pública, cujo programa visa o desenvolvimento dos jovens das áreas agrícolas e afins, com competências para o mercado de trabalho.

Outra perspectiva está na amplitude do Ater Digital, ou Ater 5.0, cuja ideia é fortalecer o sistema de Ater modernizando seus serviços, por meio da integração e compartilhamento de informações, apoiando sistemas que buscam a melhoria de produtividade, além da capacitação de extensionistas no uso dos recursos e ferramentas disponíveis. Em seu pronunciamento, Arraes enfatizou que o objetivo da Ater Digital não é substituir os serviços presenciais, mas sim, para potencializar esses serviços.

Devido à pandemia, não foi possível a realização do evento presencial, mas a posse oficial foi realizada durante a 32ª Assembleia Geral Extraordinária da Associação da Asbraer, tendo sido o ato lavrado pela plataforma Zoom. O período do mandato é de 1º de maio de 2021 a 30 de abril de 2023.

 

Fonte: Secom – Governo de Rondônia

Facebook Comments