GARIMPO NO MADEIRA: CRIME ECOLÓGICO ACONTECENDO E O PROBLEMA SÃO DUAS CRIANÇAS SUBINDO NO TREM DO ESPAÇO ALTERNATIVO

0
2528

PORTO VELHO- Há um mês a mídia rondoniense cobriu com estardalhaço o vandalismo praticado por duas crianças que subiram na locomotiva Maria Fumaça instalada no Espaço Alternativo. O caso gerou reunião da cúpula da segurança pública de Rondônia e provocou a ira do deputado Jesuíno Boabaid (PMN) que publicou um vídeo indignado com o ocorrido. Prontamente a PM cercou o patrimônio público e hoje o monumento só pode ser visto à distância devido ao forte policiamento no local.

Enquanto isso, não muito longe dali, centenas de garimpeiros desafiam as leis, garimpando a céu aberto no leito do rio Madeira, prejudicando a navegação e despejando mercúrio nocivo à saúde das pessoas e dos animais.

Não há cobertura da mídia e deputados não se manifestam contra a atividade garimpeira em local proibido. Na verdade, o deputado que se indignou com duas crianças sapecas, é a favor da garimpagem no rio Madeira, inclusive teve a iniciativa de propor uma lei autorizando-a, mas, que foi arquivado por não ser da competência da Assembleia legislativa legislar sobre o assunto.

O empresário do ramo gourmet, ativista e fotógrafo amador José Calixto, fez o flagra e publicou fotos do crime ecológico que vem acontecendo ao arrepio das leis, à olhos vistos por quem navega o rio Madeira. “Mãos ao alto. O garimpo chegou 2017. Fofoca no garimpo do Belmont no rio Madeira”, publicou Calixto.

Fonte: Mais RO

Fotos: José Calixto